Por Lourdes Marinho
Edição: Nilza Murari
A interdição de um frigorífico de aves da JBS no município de Ipumirim (SC), pelos Auditores-Fiscais do Trabalho, nesta segunda-feira, 18 de maio, tem repercutido na mídia nacional e internacional. A unidade vivencia um surto de Covid-19 com 86 casos confirmados da doença, o que representa quase 5% dos cerca de 1.500 empregados que trabalham no local.
A interdição se deu depois que a fiscalização constatou graves irregularidades que expunham os trabalhadores à contaminação pela Covid-19. A ausência de distanciamento seguro entre os empregados na linha de produção e a inexistência de medidas de vigilância para controle da disseminação do novo coronavírus foram os principais problemas apontados pela Fiscalização do Trabalho na unidade da Seara Alimentos, que pertence à JBS. Os Auditores-Fiscais chegaram a encontrar um trabalhador com a doença confirmada em atividade no lugar.
Em comunicado à Agência de Notícias Reuters, a JBS disse que toma medidas legais para reabrir fábrica de aves em Santa Catarina, que processa cerca de 135 mil galinhas por dia.
Veja as notícias sobre a interdição: