Ontem (11) o vice-presidente de Política de Classe do SINAIT (presidente interino) Carlos Alberto Teixeira Nunes e o vice-presidente de Planejamento José Augusto de Paula Freitas estiveram reunidos com o procurador Federal Mauro Hauschild, acompanhado de Juliana Sahione Mayrunk Neiva (coordenadora geral da escola da AGU) e Andréia Takanaka (assessora técnica), todos representantes da Advocacia Geral da União – AGU, na sede do SINAIT, em Brasília.
Mauro, que é diretor da Escola da AGU, propôs parcerias ao SINAIT para realização de eventos e atividades, a exemplo de um seminário sobre trabalho escravo a ser realizado no Amapá. O Procurador participou em novembro/2008 do 26º ENAFIT e ficou bem impressionado com a organização do evento. Veio daí a idéia da parceria que contaria com a experiência do Sindicato Nacional na formatação do seminário, sugestão de temas e nomes, etc. Também está no horizonte a realização de outro seminário em Minas Gerais, com tema a ser definido.
Chacina de Unaí
Quando participou do 26º ENAFIT, Mauro Hauschild informou os AFTs do contato entre o SINAIT e a AGU para acompanhamento dos processos relativos á Chacina de Unaí (MG), pois foi um crime que vitimou agentes do Estado. Na reunião de ontem o Procurador reiterou que o ministro Antônio Toffoli determinou que haja empenho no caso.
O presidente interino do SINAIT, Carlos Alberto, disse que é muito importante o interesse da AGU pelo caso no sentido de agilizar o julgamento dos acusados. Isso, sem dúvida fortalecerá a luta do Sindicato Nacional. Carlos Alberto acrescentou ainda que a proposta de parceria com o órgão será avaliada pela diretoria do SINAIT, mas adiantou que considera muito importante essa aproximação.