26-2-2009 - SINAIT
A Fundacentro realiza, de 14 a 16 de abril, em São Paulo, a Conferência Internacional sobre Gestão Segura e Saudável dos Produtos Químicos. O evento abordará a gestão internacional de produtos químicos e pretende incentivar a implantação do projeto “Abordagem Estratégica para Gestão Internacional de Substâncias Químicas”.
26-2-2009 – Ministério do Trabalho e Emprego
Fundacentro promove conferência sobre gestão internacional de produtos químicos
Evento será realizado em São Paulo entre os dias 14 e 16 de abril. Objetivo é discutir segurança e saúde dos trabalhadores para a ação sindical na área da segurança química
Brasilia, 26/02/2009 - A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) realiza entre os dias 14 e 16 de abril, em São Paulo, a Conferência Internacional sobre Gestão Segura e Saudável dos Produtos Químicos. O evento conta com parceria da Federação Internacional dos Sindicatos da Química, Energia e Mineração (ICEM) e faz parte de um projeto para facilitar a implementação de SAICM pelos trabalhadores e trabalhadoras no local de trabalho.
Aprovado pelas organizações sindicais, o projeto visa fortalecer e desenvolver alianças tripartites para promover a gestão segura dos produtos químicos em diferentes setores produtivos, bem como qualificar sindicalistas responsáveis por segurança e saúde dos trabalhadores para a ação sindical na área da segurança química.
O enfoque da gestão internacional de produtos químicos será dado de acordo com a estrutura usada pelo Strategic Approach to International Chemicals Management (SAICM) - Abordagem Estratégica para Gestão Internacional de Substâncias Químicas.
SAICM - A estrutura do SAICM compreende a Declaração de Dubai sobre a Gestão Internacional dos Produtos Químicos. Os objetivos são agrupados em cinco temas: redução de risco, informação e conhecimento, governança, capacitação e cooperação técnica e tráfico internacional ilícito.
O modelo de gestão em produtos químicos é uma estrutura política internacional destinada a fomentar a gestão racional dos produtos químicos nos termos definidos no Capítulo 23 do Plano de Implementação da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Johanesburgo, 2002).
Tem como objetivo geral o alcance da gestão racional dos produtos químicos até que, para 2020, os produtos químicos se utilizem e se produzam de modo que minimizem significativos impactos adversos sobre a saúde humana e o meio ambiente.