O governo do Estado de Mato Grosso lança, nesta quinta-feira 5, campanha para promover a Conferência Estadual pelo Trabalho Decente, prevista para acontecer nos dias 14 e 16 de abril, em Cuiabá. O evento, que tem como tema “Trabalho decente por uma vida mais decente” será feito em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego SRTE/MT, com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e com o Conselho Estadual do Trabalho.
O objetivo é reunir entidades de classe, empregadores, trabalhadores e o governo, para discutir e definir as principais ações que devem compor a Agenda pelo Trabalho Decente. O pacto, proposto pela OIT, visa à promoção e criação de empregos com qualidade, que ofereçam proteção social para homens e mulheres. Prevê, também, a viabilização e o fortalecimento do diálogo entre empregador e empregados. Mato Grosso é o segundo estado brasileiro a ter a Agenda adotada, o primeiro foi a Bahia.
O estado costuma bater recorde na Balança Comercial, mas tem resultados opostos quando se trata do bem-estar de trabalhadores que contribuem para este cenário financeiro favorável. Casos de trabalho escravo e de trabalho infantil são encontrados em vários locais. A dimensão do estado e a falta de consciência de empregadores também contribuem para o agravamento deste quadro.
Para o SINAIT a promoção do trabalho decente no estado representa uma conquista para os trabalhadores do campo e da cidade. Com certeza os AFTS vão acompanhar de perto o desenvolvimento dessa Agenda, ou seja, se governo e empregadores estão cumprindo as metas propostas pela agenda com a finalidade de erradicar o trabalho degradante.
Mais informações sobre este assunto pelo telefone 0800 212121.