Ao criar esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
As mulheres a cada ano que passa ocupam, com garra e dedicação, o seu espaço no mundo do trabalho. Essa é uma constatação revelada por diversas pesquisas e mais recentemente duas pesquisas do DIEESE.
Toda a dedicação, determinação, delicadeza, honestidade e esmero, que a mulher do início do século, nossas avós e bisavós, dedicaram aos seus lares e às suas famílias estão agora sendo usados para galgar postos, liderar movimentos e realizar empreendimentos grandiosos.
A mulher de hoje, é claro, tem muitos aliados que permitem todo esse progresso, como por exemplo, leis que as amparam e garantem a igualdade de direitos, instituições que as defendem e lutam contra os preconceitos. Porém, a mulher, cada uma em sua época, tem o mérito de ter buscado atingir essa igualdade e, apesar de ainda não ter sido alcançada em sua totalidade, essa isonomia de direitos já é uma grande vitória.
O SINAIT se orgulha em representar mulheres fortes e lutadoras, que dividem o seu tempo entre a casa, a família e o trabalho. Parabéns às Auditoras Fiscais do Trabalho e a todas as mulheres trabalhadoras brasileiras!!
Marcos das Conquistas das Mulheres na História
· 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
· 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
· 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
· 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
· 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
· 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
· 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
· 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
· 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
· 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
· 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres
· 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino.