Trabalho escravo continua a pautar a imprensa


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
20/03/2009



As ações dos Auditores Fiscais do Trabalho que integram os Grupos Móveis no combate direto ao trabalho escravo no Brasil continuam a pautar a mídia nacional. Ontem e hoje são várias as matérias publicadas em jornais e sites sobre libertações de trabalhadores nos Estados do Espírito Santo e Tocantins. Agir pela erradicação do trabalho escravo é uma missão de resgate de Direitos Humanos, pois restabelece a dignidade da pessoa.


 


“Direitos Humanos: Para ter, basta ser” é o tema de uma campanha lançada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, que coordena a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo – Conatrae, da qual o SINAIT é integrante. O Sindicato dará publicidade à campanha que conta com a colaboração de várias entidades e instituições e procura parceiros para divulgação sem custos de veiculação, que são muito altos. É um elemento a mais na conscientização da sociedade pelos direitos de todos, em todas as áreas.


 


Veja matérias relacionadas ao trabalho escravo e à campanha da SEDH:


 


19-3-2009 – Correio Braziliense


Trabalhadores são libertados


 


Seis trabalhadores em situação análoga à de escravos foram resgatados na manhã da última segunda-feira, em fazenda na zona rural do distrito de Celina, no município de Alegre, sul do estado do Espírito Santo, em operação conjunta com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Federal. Um dos resgatados tinha mais de 20 anos de serviços prestados no local. Todos são homens, com idade entre 25 a 55 anos. Os auditores fiscais encontraram os trabalhadores em péssimas condições de alojamento: sem camas (dormiam no chão), sanitários e instalações elétricas e água encanada. O empregador, que era quem administrava a fazenda, foi preso em flagrante pelo crime de redução de trabalhador à condição análoga a de escravo. O proprietário se negou a fazer o imediato acerto de contas e por isso o MPT ajuizou ação cautelar visando o bloqueio dos seus bens. Estima-se que os valores devidos aos trabalhadores chegam a R$ 180


 


 


18-3-2009 – Folha de São Paulo


TOCANTINS - Fiscais fazem resgate de 280 trabalhadores


DA AGÊNCIA FOLHA


 


Fiscais do Ministério do Trabalho resgataram 280 trabalhadores em condições consideradas análogas à escravidão em fazenda de produção de biodiesel no Tocantins. Segundo eles, não havia condição adequada de alimentação e alojamento nem equipamentos de proteção.
O resgate é o maior do ano e é quase o dobro dos trabalhadores resgatados nos dois primeiros meses (149). A ação ocorreu em Caseara na semana passada e só foi divulgada ontem. A fazenda é da empresa Saudibras. Segundo o ministério, dos 280, 153 trabalhadores não tinham carteira assinada. Os donos devem responder a ação civil pública.
A Saudibras nega que houvesse trabalho análogo à escravidão e contesta o uso do termo "resgate" na operação. Também afirma que a propriedade foi vistoriada e nenhuma irregularidade foi encontrada.
Segundo o advogado Ari José Santana, a comida tinha qualidade e os alojamentos eram de alvenaria. Ele diz que os trabalhadores não tinham carteira assinada porque haviam sido contratados dias antes, o que é permitido pela lei.


 


18-3-2009 – Secretaria Especial de Direitos Humanos


Campanha “Direitos Humanos: Para ter, basta ser” é lançada pelo CDDPH


 


BRASÍLIA (DF) – O Conselho de Defesa dos Diretos da Pessoa Humana (CDDPH), vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), lançou, na terça-feira passada (10), a campanha nacional “Direitos Humanos: Para ter, basta ser”, na Sala de Retratos do Ministério da Justiça, em Brasília. O ministro da SEDH, Paulo Vannuchi, presidente do CDDPH, participou do lançamento. As peças publicitárias mostram que os direitos humanos são para todos, e não para uma ou outra minoria como se pensa. As estratégias da divulgação se constituem de um filme de 30 segundos para TV, cartazes e anúncios em revistas. Os materiais são fruto da parceria da SEDH, CDDPH, Secretaria de Comunicação Social (Secom), Associação Brasileira de Propaganda (ABP), Giacometti Propaganda e Agência 141 Soho Square e Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Os veículos interessados em apoiar a iniciativa devem entrar em contato com Valéria Rabelo pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3429-9805.


 


 


 


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.