O SINAIT informa que foram liberados pela Justiça Federal, nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, os precatórios de 50 filiados que estavam bloqueados referente à Gratificação de Incremento da Fiscalização e Arrecadação (Gifa). No entanto, a liberação é referente aos precatórios depositados em 2021. Além disso, a decisão de liberação ainda será encaminhada para as instituições financeiras, quando o desbloqueio ocorrerá efetivamente.
A decisão da Justiça Federal de liberação dos precatórios ocorreu em virtude de várias tratativas do Sindicato Nacional com a Justiça Federal, que contou ainda com a participação dos advogados do escritório de advocacia Amário Cassimiro, patrono das ações da Gifa.
De acordo com presidente do SINAIT, Bob Machado, a liberação dos valores dos precatórios bloqueados pela Justiça é fruto de uma atuação contínua do Sindicato Nacional. “Tomamos várias providências para liberar os valores bloqueados, dentre elas, contanto constante com a juíza da 5ª Vara Federal, a fim de resolver a questão, fornecendo-lhe todas as informações solicitadas, necessárias ao andamento das ações”.
Para Bob Machado, a informação da liberação veio ao encontro das várias tratativas desenvolvidas neste ano visando garantir os direitos dos filiados à Gifa. “É uma decisão importante e assim que os valores estiverem disponíveis na Caixa Econômica Federal, faremos um novo comunicado”.
Justiça Federal
É importante ressaltar que a Justiça ainda encaminhará a decisão para a Caixa Econômica Federal a fim de dar cumprimento à determinação de desbloqueio, após é que de fato os valores estarão disponíveis para saque.