27-3-2009 – SINAIT
Depois de mais uma semana de expectativa em torno da publicação do decreto que vai corrigir as distorções causadas na carreira por causa da não progressão dos Auditores Fiscais do Trabalho que ingressaram a partir de 2003, o SINAIT obteve hoje (sexta-feira, 27) notícias da Casa Civil sobre o trâmite do assunto. A presidente Rosa Jorge conseguiu a informação de que a Casa Civil modificou o texto que foi enviado pelo Ministério do Planejamento - MP e o devolveu à Pasta para análise.
Entretanto, a fonte consultada disse não poder informar com certeza se o MP já concluiu o trabalho, pois desde ontem há um processo de mudança de instalações físicas da Casa Civil, que vai funcionar temporariamente na sede do Banco do Brasil em razão de reformas que serão iniciadas no Palácio do Planalto. A transferência acarretou o desligamento do sistema de informática do órgão, que somente será normalizado em meados da semana que vem. O Sistema de Geração e Tramitação de Documentos Oficiais – SIDOF, centralizado na Casa Civil, não poderá ser atualizado ou consultado até que toda a transferência seja concluída. O SINAIT tentou várias fontes dentro da Casa Civil, porém, o sistema de telefonia fixa, segundo as informações obtidas, também está em fase de mudança, dificultando a comunicação.
Rosa Jorge afirma que o Sindicato busca informações sobre o processo insistentemente, usando todos os interlocutores possíveis e acessíveis para pressionar pela urgência da resolução do problema, que aflige centenas de AFTs em todo o Brasil.