Trabalhadores da Guarda Portuária do Ceará participam de treinamento para checar travamento de contêineres

Treinamento é decorrente de notificação feita pela Fiscalização do Trabalho Portuário e Aquaviário do Ceará


Por: Lourdes Marinho
Edição: Andrea Bochi
08/11/2024



Com o objetivo de prevenir acidentes com caminhões que transportam contêineres, a Coordenadoria da Guarda Portuária do Ceará ministrou um treinamento, inclusive com simulação, aos integrantes da segurança do Porto de Fortaleza sobre travamento do contêiner na prancha da carreta, por meio do “lock”. O treinamento é decorrente de notificação feita pela Fiscalização do Trabalho Portuário e Aquaviário do Ceará.

“A iniciativa visa sanar dúvidas e dar subsídios aos integrantes da segurança do Porto de Fortaleza para verificar se o twist lock está travado, para evitar  acidentes e preservar a vida dos motoristas e de todos ao redor do Veículo Porta Contêiner, inclusive durante o transporte em vias públicas”, explica o Auditor-Fiscal do Trabalho Franklin Rabelo, integrante da Unidade Regional de Inspeção do Trabalho Portuário e Aquaviário da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do Ceará (SRTE/CE).

Segundo Rabelo, “esse tipo de transporte tem aumentado muito no Ceará, e apesar de ser tarefa do condutor do caminhão checar o travamento do contêiner, a guarda portuária controla a entrada e saída dos caminhões nos portos, daí a necessidade desses trabalhadores estarem preparados para fazer também a checagem e evitar acidentes no porto e em vias públicas, durante o transporte do container”.

De acordo com o Auditor-Fiscal, durante as fiscalizações nos portos eles costumam constatar irregularidades com o transporte de contêineres.

“Cada contêiner pode levar 30 toneladas, o equivalente ao peso de 20 Corollas, por exemplo. Se o contêiner não estiver travado corretamente, uma freada brusca pode deslocá-lo para a frente e esmagar o condutor do veículo. Ou ainda uma queda do equipamento em via pública pode causar acidentes de graves proporções, com várias vítimas, inclusive fatais”, alerta Franklin Rabelo.

NR 29

Rabelo ressalta que a fixação obrigatória do contêiner foi incluída na Norma Regulamentadora - NR 29, que trata de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário, na última revisão, em 2020, por sugestão da Inspeção do Trabalho. Trata-se do item 29.18.6.1 No transporte de contêineres, deve ser verificada a fixação nos quatro cantos da carreta.

Acidentes 

Acidentes com vítimas fatais têm ocorrido com frequência nas estradas do Brasil, por conta de contêineres que se desprendem da carreta. Franklim Rabelo destaca a necessidade de capacitação dos motoristas que lidam com esse tipo de transporte de carga.

“Todos os motoristas que transportam esse tipo de carga precisam ser capacitados para terem consciência dos perigos e das consequências de suas ações no trânsito. É indispensável verificar os procedimentos de travamento do contêiner corretamente, bem como a velocidade que devem trafegar nas vias públicas”, alerta Franklim Rabelo.

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