Com informações do MGI e da Cesgranrio
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a Fundação Cesgranrio divulgaram nesta terça-feira, 4 de fevereiro, os resultados do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os candidatos podem acessá-los utilizando seu login e senha.
A próxima etapa do processo inclui a convocação dos aprovados para as fases subsequentes, que variam de acordo com as especificidades de cada edital. Orientações detalhadas sobre os próximos passos — como a primeira convocação para cursos de formação, entrevistas, provas práticas ou apresentação de documentos — serão encaminhadas por e-mail e também publicadas no site da Cesgranrio.
As 6.640 vagas do concurso, para 21 órgãos e entidades, foram disputadas por quase 1 milhão de candidatos, oriundos da quase totalidade dos municípios do país. Deste total, 900 vagas são para a carreira da Auditoria Fiscal do Trabalho.
O SINAIT parabeniza todos os candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho. “Essa é uma etapa importante na jornada de vocês rumo a uma carreira essencial para a defesa dos direitos trabalhistas e o combate ao trabalho análogo à escravidão. Seguiremos acompanhando todas as fases do concurso para garantir que a nomeação ocorra o mais rápido possível, reforçando a fiscalização do trabalho no Brasil”, declara o presidente do SINAIT, Bob Machado.
Ao longo desta terça-feira, o MGI vai apresentar um perfil dos classificados e classificadas.
Como consultar os resultados?
Na área do candidato, o candidato ou candidata poderá consultar o seu resultado individual para cada um dos cargos em que se inscreveu.
Poderão ser consultadas as listas de classificação em cada cargo de todos os blocos e as listas de convocados para os cursos de formação. As listas dos cargos de nível médio (bloco 8) serão definitivas, com os resultados finais. As listas dos cargos de nível superior serão provisórias, uma vez que o resultado final somente será divulgado em 28/02, após o período de convocação/confirmação para cursos de formação. A medida em que candidatos não confirmem sua participação nos cursos de formação, outros candidatos serão convocados, provocando uma alteração nas listas nos demais cargos. Por isso serão divulgadas novas listas dias 11 e 18 de fevereiro, antes da lista definitiva.
No Diário Oficial da União (previsão de publicação de edição extra, no período da tarde) poderão ser consultados: um edital com divulgação dos resultados finais do Bloco 8, de nível médio, e os sete editais de convocação para cursos de formação (Blocos de 1 a 7).
Para entender como vai funcionar a divulgação dos resultados, acesse a matéria.
Live sobre os resultados
Para orientar os classificados e responder dúvidas, hoje (4/2), às 16h, haverá uma live sobre o CPNU. O evento será uma oportunidade para conhecer, ponto a ponto, os detalhes da divulgação dos resultados e tirar as dúvidas sobre os próximos passos do concurso.
Cargos de nível médio - Bloco 8
Para os candidatos que concorreram ao bloco 8, hoje é dia de comemorar a linha de chegada na reta final do CPNU. Além dos resultados individuais, disponíveis na área do candidato, todos os concorrentes terão acesso às listas definitivas de aprovados em vagas imediatas e de aprovados em lista de espera dos cargos de nível intermediário.
Confira aqui as informações sobre o resultado final dos cargos do bloco 8 (nível intermediário)
Cargos de nível superior sem curso de formação
Os candidatos aos cargos de nível superior dos Blocos 1 a 7 ainda precisarão esperar até o dia 28 de fevereiro para saber, em definitivo, sua classificação no CPNU. Hoje serão divulgadas as primeiras listas provisórias de classificação, por cargo.
A lista inicial de convocados considera as opções de cargo indicadas no momento da inscrição. À medida que os candidatos confirmam a participação, novas vagas são abertas em outros cargos, com listas atualizadas sendo publicadas nos dias 11 e 18 de fevereiro. Aqueles reconvocados para cargos de maior preferência terão sua vaga anterior automaticamente disponibilizada para outro candidato.
Por isso, é fundamental que os candidatos desse bloco estejam atentos às divulgações dos dias 11 e 18 de fevereiro.
Cargos com curso de formação
Se você foi convocado para o curso de formação, é imprescindível acessar a Área do Candidato no site do CPNU nos dias 4 e 5 de fevereiro para confirmar sua presença. Apenas aqueles que responderem "SIM" à convocação terão sua vaga garantida.
No total, 2.305 candidatos devem acessar a Área do Candidato para verificar sua convocação e confirmar a participação no curso de formação, etapa classificatória e eliminatória do concurso.
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, os candidatos convocados para o curso de formação deverão acessar a área do candidato no site oficial do CPNU para verificar a convocação e confirmar a participação. O prazo para confirmação termina no dia 5 de fevereiro. A resposta negativa elimina o candidato da vaga para a qual foi convocado, mas ele segue concorrendo às outras vagas com maior preferência indicada no ato da inscrição, ou seja, o candidato será eliminado das vagas que estão abaixo da sua preferência. A mesma lógica vale para as convocações feitas nos dias 11 e 18 de fevereiro.
Veja matéria do SINAIT sobre o curso de formação para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho.
Banco de candidatos
O MGI criará um Banco de Candidatos Aprovados em Lista de Espera para futuras convocações, ampliando as chances de nomeação. Cada bloco temático terá um banco correspondente. No total, mais de 16 mil candidatos estarão classificados no banco. Os classificados também poderão ser convocados para vagas temporárias, sem perder sua posição no Banco de Candidatos para os cargos efetivos.
Confira aqui mais detalhes sobre o Banco de Candidatos do CPNU
Calendário atualizado do CPNU
4 de fevereiro:
11 de fevereiro:
18 de fevereiro:
28 de fevereiro: