O Ministério da Previdência Social divulgou, na segunda quinzena de março, os dados sobre a concessão de benefícios de natureza previdenciária e acidentária, relativos aos meses de outubro a dezembro de 2008 e janeiro de 2009. Entre as doenças que mais acometem o trabalhador estão: Lesão por Esforço Repetitivo – LER, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - DORT e transtornos mentais. Os dados são resultados do cruzamento entre Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAEs e Classificação Internacional de Doenças – CIDs.
A Indústria aparece com maior incidência de Ler/Dort em relação a todos os outros setores econômicos no período pesquisado. Do total de afastamentos nos meses de outubro, novembro e dezembro – 32.112 casos -, a indústria liderou as estatísticas com 5.595 casos. Transtornos mentais, traumatismos em geral, doenças do sistema nervoso, do aparelho circulatório e digestivas somam-se aos casos de Ler/Dort como de maior incidência nesse setor.
É a primeira vez que a Previdência faz o cruzamento dessas informações. Os dados referem-se somente a benefícios por incapacidade temporária. A iniciativa do MPS vai garantir um retrato fiel das doenças e acidentes do trabalho que lideram o ranking dos afastamentos em todos os setores econômicos do país
De acordo com a Previdência essas informações vão ajudar na realização de um trabalho mais intenso de fiscalização e prevenção acidentária nos grandes setores econômicos, envolvendo os Ministérios do Trabalho e Emprego e da Saúde. Esse foi um dos principais pontos já definidos pela Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho.
O Sinait defende sempre a idéia de que é preciso investir mais em prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais e que, entre outras medidas é necessário dotar a Auditoria Fiscal do Trabalho de melhores condições, com aumento do número de AFTs, com cursos constantes de capacitação e melhor estrutura para atuação, pois são esses profissionais do serviço público que têm a competência para implementar as ações de prevenção nos ambientes de trabalho.
Saiba quais são os principais motivos de afastamento, por setor econômico, na matéria abaixo do MPS.
20-03-2009 Ministério da Previdência Social
Ministério divulga relação entre benefícios previdenciários e acidentários
Estão disponíveis no portal do Ministério da Previdência Social os dados sobre a concessão de benefícios de natureza previdenciária e acidentária, relativos aos meses de outubro a dezembro de 2008 e janeiro de 2009. Os dados estatísticos são resultado do cruzamento dos códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e da Classificação Internacional de Doenças (CID).
É a primeira vez que a Previdência faz o cruzamento dessas informações, a partir de banco de dados da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Os dados referem-se somente a benefícios por incapacidade temporária, e estão excluídos os relativos à morte e à invalidez.
Para o diretor do Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional, Remigio Todeschini, o cruzamento permite fazer uma melhor avaliação da incidência das doenças e acidentes do trabalho. “Com essas informações, o governo pode realizar um trabalho mais intenso de fiscalização e prevenção acidentária nos grandes setores econômicos, envolvendo os Ministérios do Trabalho e Emprego e da Saúde. Esse foi um dos principais pontos já definidos pela Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho”, afirma.
Cruzamento - Os afastamentos provocados por Ler/Dort e transtornos mentais lideram as estatísticas nos cruzamentos feitos entre CNAEs e CIDs, nos meses de outubro a dezembro do ano passado e janeiro de 2009. Veja alguns dos principais motivos de afastamento por setor:
Agricultura – Destaque para Ler/Dort e traumatismos em geral;
Indústria – Maior incidência de Ler/Dort em relação a todos os outros setores econômicos no período pesquisado. Do total de afastamentos nos meses de outubro, novembro e dezembro – 32.112 casos -, a indústria liderou as estatísticas com 5.595 casos. Transtornos mentais, traumatismos em geral, doenças do sistema nervoso, do aparelho circulatório e digestivas somam-se aos casos de Ler/Dort como de maior incidência nesse setor;
Transporte – Destacam-se os transtornos mentais, as doenças do aparelho respiratório, LER/Dort (carga e descarga) e acidentes traumáticos;
Setor Financeiro – Transtornos mentais e LER/Dort lideram os afastamentos;
Construção Civil – As notificações acidentárias e de doenças profissionais estão relacionadas quase que exclusivamente a doenças do aparelho digestivo, LER/Dort e traumatismos em geral – quedas, choques e escoriações.
Todeschini informa que os técnicos do ministério vão continuar fazendo o cruzamento dessas informações e divulgando os resultados. “O trabalho que vem sendo feito é uma experiência que pretendemos aperfeiçoar nos próximos meses. Isso vai garantir um retrato fiel das doenças e acidentes do trabalho que lideram o ranking dos afastamentos em todos os setores econômicos do país”, acentua o diretor.