Representantes da Confederação Ibero-Americana dos Inspetores do Trabalho- CIIT estão reunidos, em Brasília, discutindo o Planejamento Estratégico da entidade para 2009. O objetivo é lutar por melhores condições de trabalho para os inspetores dos cinco países que integram a entidade: Brasil, Uruguai, Peru, Paraguai e Espanha.
Entre as ações definidas, para este ano, estão a realização de um congresso, em Brasília, sobre trabalho decente focado no combate aos acidentes, aos trabalhos escravo e infantil e um seminário no Peru, para discutir saúde e segurança no trabalho.
Para a realização do Congresso a Confederação Ibero-Americana pretende buscar parcerias com o Ministério do Trabalho e Emprego- MTE, o Ministério Público do Trabalho - MPT e Organização Internacional do Trabalho – OIT. O encontro, previsto para abril, tem como público alvo as entidades sindicais laboral e patronal.
O Seminário no Peru está previsto para o segundo semestre de 2009 e vai priorizar a área da mineração, atividade de grande importância no país. Também está planejada a reativação do site oficial da Confederação que poderá ser acessado pelo endereço eletrônico www.cit.com.uy e a publicação de uma revista voltada para os inspetores do trabalho.
De acordo com o presidente da Ibero-Americana e vice-presidente de Relações Internacionais do SINAIT, Francisco Luís Lima, a Confederação tem a preocupação de melhorar a saúde e segurança no trabalho em toda a América Latina. “Apesar da carência de estatísticas nestes países os números registram mais de 650 mil acidentes de trabalho no Brasil, o que é um absurdo”. Entre os setores que apresentam maior quantidade de acidentes de trabalho estão agricultura, mineração e construção civil.
Nos países em desenvolvimento a Organização Mundial de Saúde – OMS estima que a agricultura é responsável por 2,1 milhões das intoxicações agudas por agrotóxicos, contabilizando 14 mil mortes nas nações de terceiro mundo.
No Brasil, segundo Luís Lima, “apesar das estatísticas registrarem um aumento na notificação de acidentes do trabalho em função do uso do Nexo Técnico Epidemiológico - mecanismo que relaciona doenças que ocorrem com maior incidência às atividades profissionais - pelos peritos da Previdência Social, o número de subnotificações, ainda é grande”.
O encontro da CIIT começou na segunda-feira 12 e, termina hoje 13 com a participação dos representantes Carlos Alberto Teixeira Nunes, Vice-Presidente e integrante do SINAIT, Fernando Vizarraga Merma, Secretário Geral e membro da SIT-PERU,o tesoureiro Sylvio Geraldo do Couto Barone, também do SINAIT, Guilhermo Pusineri (AITPA-Paraguai), Maria Henar Rodriguez (UPIT - Espanha), Sandra Huidobro (AITU- Uruguai), Sergio Voltolini (AITU-Uruguai) e Ricardo Estenos Chacon (SIT - Peru).