Começa hoje 14, em Cuiabá/MT a Conferência Estadual pelo Trabalho Decente que vai reunir entidades de classe, empregadores, trabalhadores e Governo para discutir e definir as principais ações que devem compor a Agenda do Trabalho Decente proposta pela Organização Internacional do Trabalho – OIT . A abertura está prevista para às 19h no Cenarium Rural, com a presença do ministro do Trabalho e emprego Carlos Luppi.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso - SRTE/MT, uma das instituições que promove a Conferência, será representada pelo superintendente, o AFT Valdiney Antônio de Arruda.
Na quinta-feira 9 a SRTE/MT lançou o “Diagnóstico do Mundo do Trabalho em Mato Grosso” que traz informações estatísticas sobre acidentes do trabalho e trabalhos escravo e infantil no estado. O estudo, que servirá de base para as discussões da Conferência, foi elaborado pelos AFTs da Coordenação Rural, do Núcleo de Proteção e Erradicação do Trabalho Infantil e do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.
De acordo com o superintendente Valdiney Arruda, “a análise dos dados serviu para derrubar mitos, a exemplo do trabalho escravo, quando se pensava que a maioria dos libertados vinha do Nordeste e era analfabeta, a pesquisa revelou que esse trabalhador não só mora como nasceu em Mato Grosso, tem em geral entre 20 e 30 anos e já completou o primário”.
Segundo o superintendente o diagnóstico vai possibilitar o planejamento de ações como a realização de cursos de qualificação profissional, a fim de que tais trabalhadores não mais se submetam a situações de cerceamento de liberdade e degradância.
A Conferência Estadual pelo Trabalho Decente termina na quinta-feira 16.