"Com Educação Nossas Crianças Aprendem a Escrever um Novo Presente Sem Trabalho Infantil" é o tema da campanha deste ano, que mostra os diferentes tipos de exploração do trabalho infantil. O material já está sendo divulgado no rádio e na TV.
Durante o evento, a secretária do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Oliveira, destacou e agradeceu o trabalho dos Auditores Fiscais do Trabalho no combate à prática e a articulação do SINAIT. Para ela, a campanha é "para que os gestores públicos, as famílias e a sociedade entendam que a prioridade para essa faixa etária é a escola e de preferência a educação em tempo integral".
Também participaram do lançamento a diretora do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Wendel Abramo; a coordenadora-geral dos Direitos Humanos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Rosiléa Maria Rouldi; a subsecretária de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente da Presidência da República, Carmem Oliveira, além das deputadas Maria do Rosário (PT-RS) e Rita Camata (PMDB-ES).
O evento foi organizado pela Frente Parlamentar da Infância e da Adolescência, pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara, pela OIT, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Plenarinho - site infantil da Câmara.
O Dia Mundial e Nacional contra o trabalho infantil é comemorado todos os anos, no dia 12 de junho. Em 2009, a data também marcará o décimo aniversário da adoção da simbólica Convenção nº 182 da OIT, que trata da proibição das piores formas de trabalho infantil.