Aposentadoria mais rápida


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
22/01/2009



22-01-2009 SINAIT


 


A partir do dia 27, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a conceder aposentadoria por tempo de contribuição ao trabalhador urbano em apenas 30 minutos. Também entrará nesse sistema a concessão do salário maternidade.


Desde o início de janeiro, essa norma já está valendo para a liberação de benefícios por idade na área urbana.


De acordo com a Previdência o sistema já contará automaticamente com todos os dados do trabalhador desde 1976, quando passou a ser obrigatória a entrega da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) por parte dos empregadores. Segundo o Ministério da Previdência, metade dos trabalhadores do país está com seus dados completamente atualizados no sistema. Os outros possuem algumas lacunas mais recentes, devido à alta rotatividade no mercado de trabalho.


É bom ressaltar que a fiscalização da RAIS é feita pelos AFTs. Isso mostra que o trabalho da categoria faz a diferença ao trazer benefícios, como este, ao trabalhador brasileiro.


Mais informações na matéria abaixo veiculada pelo Correio Braziliense.


 


21-01-2009- Correio Braziliense


Aposentadoria por tempo de contribuição sai em 30 minutos a partir do dia 27


 


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a fazer em apenas 30 minutos a liberação de aposentadorias por tempo de contribuição dos trabalhadores urbanos a partir da próxima terça-feira (27/01). Também entrará nesse sistema a concessão do salário maternidade.


A agilização para esses tipos de benefícios estava prevista para ocorrer somente a partir de março, mas foi a adiantada devido à integração no sistema da Previdência.


Desde o início de janeiro, esse sistema já está valendo para a liberação de benefícios por idade na área urbana. O INSS chega a conceder diariamente até 2 mil aposentadorias por idade.


Para pedir a aposentadoria, o trabalhador deverá agendar o atendimento em um posto do INSS pelo telefone 135 ou pela internet. O benefício só não sairá na hora caso haja falta, no sistema, de algum dado sobre o trabalhador. Nesse caso, ele terá de apresentar documentos para solicitar a inclusão das informações, como vínculos empregatícios que não estão registrados no sistema.


O INSS também pretende ampliar o alcance da medida para a concessão dos demais benefícios da Previdência. Em julho, a concessão de aposentadoria por idade para trabalhadores rurais também deverá sair em 30 minutos.


O sistema já contará automaticamente com todos os dados do trabalhador desde 1976, quando passou a ser obrigatória a entrega da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) por parte dos empregadores. Segundo o Ministério da Previdência, metade dos trabalhadores do país está com seus dados completamente atualizados no sistema. Os outros possuem algumas lacunas mais recentes, devido à alta rotatividade no mercado de trabalho.


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.