23-1-2009 – SINAIT
O Instituto Observatório Social - IOS vai realizar durante o Fórum Social Mundial a oficina “Monitoramento do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, lançado pela Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo – Conatrae, em setembro/2008. A entidade ficou encarregada de monitorar o cumprimento das ações previstas no Pacto.
Também haverá uma oficina detalhando a cadeia produtiva do alumínio, que registra casos de trabalhadores explorados pelo regime de escravidão moderna.
O SINAIT é integrante da Conatrae e deverá participar destas oficinas.
Veja a programação divulgada pelo IOS:
Monitoramento do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo
Painel que irá apresentar e discutir as ações que vêm sendo realizadas no Brasil pela sociedade civil (empresas, organizações sociais, sindicatos, entre outras) e pelo governo (federal, estadual, municipal) na luta contra o trabalho escravo contemporâneo, em especial no âmbito dos signatários do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, desde 2005. Participarão do painel representantes do governo, dos empresários e dos trabalhadores, trazendo um retrato da tramitação da PEC 438 e outros instrumentos governamentais nos últimos três anos. Também serão apresentados o trabalho do Instituto Carvão Cidadão de monitoramento dos fornecedores das guseiras da região de Carajás e reinserção social de trabalhadores libertos de situações análogas à escravidão, além das estratégias sindicais da CONTAG e dos sindicatos locais e a plataforma de monitoramento dos signatários do Pacto contra o trabalho escravo, desenvolvida pelo IOS.
Quinta-feira, 29 de janeiro
12h00 às 15h00
UFPA Profissional, sala KP-8 (a confirmar)
Convidados
Arlindo Chinaglia – Presidente da Câmara dos Deputados
Ricardo Young – Presidente do Instituto Ethos
Arthur Henrique dos Santos – Presidente da CUT
Raimundo Ornedson e Claudia Márcia Ribeiro Brito – Presidente e Diretora Técnica do Instituto Carvão Cidadão (ICC)
Carmen Helena Ferreira Foro – Vice-presidente da CUT e Coordenadora Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG)
Airton Alves da Silva – Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Marabá - PA
Ana Yara Paulino – Coordenadora do Monitoramento pelo IOS.
Cadeia Produtiva do Alumínio no Brasil
Debate sobre as condições de trabalho e os impactos econômicos, sociais e ambientais que a cadeia produtiva do alumínio gera no Pará e no Maranhão. O painel terá como base as pesquisas realizadas pelo IOS nas empresas Albras, Alumar, Alunorte e MRN. Também durante o evento, o IOS lançará uma publicação em português e inglês contendo o estudo sobre a cadeia produtiva do alumínio, que contou com o apoio da DGB.
Sábado, 31 de janeiro
15h30 às 18h30
Anfiteatro UFRA – Prédio Central – Bloco A
Convidados:
Amarildo Dudu Bolito – Supervisor Institucional do IOS
Nina Berg – Representante da DGB
Manuel Campos – Representante do IGMetall
Maria Lucia Vilmar – Coordenadora da Pesquisa no IOS
Representantes das empresas
Representantes dos sindicatos