As atividades têm como finalidade traçar um retrato da situação dos trabalhadores escravizados no Brasil para buscar formas de erradicar essa triste realidade que ainda envergonha o país mais de um século depois de proclamada a abolição. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG o número de trabalhadores escravizados hoje no Brasil pode chegar a 40 mil.
Confira abaixo a programação que conta com exposição fotográfica, mostra de filme, oficina e ato ecumênico para lembrar às vítimas da “Chacina de Unaí”, que tirou a vida de três colegas AFTS e de um motorista, quando fiscalizavam condições de trabalho no campo em janeiro de 2004.
DIA 27, terça-feira
Marcha de abertura – Concentração Escadinha do Cais do Porto, com saída às 15h
e chegada na Praça do Operário, em São Brás. A marcha de abertura do FSM contará com uma ala de representantes da Frente Nacional de Combate ao Trabalho Escravo vestidos com camisetas que trazem frases de protesto, além de faixas, baneres e folderes.
DIA 28, quarta-feira
Culto Ecumênico, às 16h30, na Capela da Universidade Federal do Pará - UFPA, em homenagem aos três AFTS e um motorista assassinados na Chacina de Unaí, em janeiro de 2004. Na ocasião, o Coral Madrigal Reginaldo Santana fará uma apresentação.
Exibição do vídeo "Frente de Trabalho" no Auditório Waldir Bouhid no Prédio Central da UFRA, Edifício Professor Rubens Lima, às 18h30 horas. Após a exibição haverá um bate-papo com fiscais do trabalho.
DIA 29, quinta-feira
Oficina - das 8h30 às 12h30 na Tenda "Irmã Dorothy" no campus da UFRA 6. Seja mais um a participar colocando seu nome no abaixo-assinado em prol da aprovação da PEC 438/01 que tem como objetivo expropriar as terras onde forem encontrados trabalhadores escravizados.
De 27/01 à 01/02/09
Exposição Fotográfica "Escravos", também no Prédio Central da UFRA, Edifício Professor Rubens Lima, Ala "C" 5 - dia 29/01