28-1-2009 – SINAIT
Hoje, 28 de janeiro, faz cinco anos que três Auditores Fiscais do Trabalho e um motorista do Ministério do Trabalho e Emprego foram assassinados em Unaí (MG), quando estavam em missão de fiscalização de fazendas. É dia de lembrar as vítimas, rezar pelas famílias, e de cobrar Justiça para que nenhum dos nove réus envolvidos e identificados fiquem impunes.
Hoje é também a primeira vez que a categoria vai comemorar o DIA DO AUDITOR FISCAL, instituído recentemente. Não por acaso a data escolhida foi o dia 28 de janeiro: é justamente para homenagear os colegas mortos e lembrar sempre esta tragédia, para que nunca mais se repita.
Homenagens e protesto
Em Belém, na programação do Fórum Social Mundial 2009, será realizado hoje, às 16:30 horas, na Capela da Universidade Federal do Pará (UFPA), um Ato Ecumênico em memória de Ailton Pereira de Oliveira, Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva.
Diretores do SINAIT e da ASSINTRA, AFTs do Pará e de outros Estados presentes no FSM participarão do Ato Ecumênico. O convite para esta atividade está sendo divulgado em todo o Território do FSM – Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e UFPA.
Já em Brasília, o Ato de Protesto está sendo realizado na Esplanada dos Ministérios, próximo ao Supremo Tribunal Federal. Diretores do SINAIT e da AAFIT/MG e familiares dos colegas assassinados serão recebidos pelo Ministro Gilmar Mendes na tarde desta quarta-feira.