28-1-2009 - SINAIT
Os cinco anos da Chacina de Unaí foram lembrados na tarde deste dia 28 de janeiro no Fórum Social Mundial com a realização de um Ato Ecumênico na Capela da Universidade Federal do Pará. Quatro celebrantes participaram unindo-se ao protesto e fazendo orações para que a Justiça seja feita: Dom Tomaz Balduíno e Frei Xavier Plassat (Comissão Pastoral da Terra), Reverendo Marcos Fernando Barros de Souza (Igreja Anglicana) e o Afro-religioso Valmir da Luz Fernandes.
A capela ficou lotada com participantes do FSM e todos assinaram o Abaixo-assinado que pede a imediata votação e aprovação da Proposta de Emenda Constitucional - PEC nº 438/2001 (expropriação de terras onde for flagrado o trabalho escravo). Muitas pessoas vieram conversar com os diretores do SINAIT e Auditores Fiscais do Trabalho presentes ao Ato Ecumênico para se inteirar de como está o processo e oferecer solidariedade.
Os celebrantes insistiram que é preciso cobrar da Justiça e ter fé, mas também é necessário partir para ações concretas no campo coletivo, para que a impunidade não seja a marca deste crime.