Com sede localizada em Brasília, a Confederação Ibero-Americana de Inspetores do Trabalho (CIIT) é uma associação civil internacional, criada em Montevidéu em 24 de abril de 1992, para reunir associações de inspetores do trabalho de países ibero-americanos. Trata-se, portanto, de uma entidade sindical de terceiro grau.
Os objetivos fundamentais da organização são defender e promover a dignidade da instituição de Inspecção do Trabalho e dos seus membros, os inspectores do trabalho, e apoiar todas as iniciativas que visem melhorar as condições de vida dos trabalhadores em geral, destinatários finais da acção do a Inspeção do Trabalho; tudo em benefício da sociedade em geral.
Promove nos diversos países a promulgação de modificações na legislação que permitam a máxima eficiência na ação da Inspeção do Trabalho.
Promove a formação e desenvolvimento de organizações nacionais e regionais de inspetores do trabalho em todos os países ibero-americanos, apoiando-os e estimulando-os por meio do intercâmbio de informações.
Apoiar as organizações associadas no estabelecimento de programas que conduzam à concretização dos seus objectivos, em colaboração com os órgãos governamentais e outras entidades públicas e privadas vinculadas à Inspecção do Trabalho.
Promove contatos entre órgãos governamentais, entidades e pessoas interessadas na Inspeção do Trabalho.
Procura estabelecer relações com os organismos internacionais correspondentes.
Representa as organizações membros perante as organizações internacionais.
Publica materiais sobre Inspecção do Trabalho de carácter regular ou extraordinário, especialmente no que se refere ao direito comparado dos países membros e relacionados com a actividade da Inspecção do Trabalho.
Promove a cooperação técnica em Inspeção do Trabalho entre os diversos países ibero-americanos.
Permite a troca de informações e experiências sobre fusões e métodos da Inspeção do Trabalho, principalmente práticas administrativas, jurídicas e técnicas.
Organiza conferências, reuniões e cursos sobre Inspecção do Trabalho e assuntos afins.
Promove a investigação de forma multidisciplinar e com representantes de diferentes nacionalidades, para a discussão de diferentes problemas.
Promove campanhas de aperfeiçoamento da Inspecção do Trabalho, divulgando métodos de maior eficiência e desempenho das suas actividades.