Os Auditores-Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE concluíram na sexta-feira, 20 de fevereiro, a coleta inicial de informações para análise do acidente ocorrido no dia 11 de fevereiro no navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus, que matou seis e feriu 12 operários, no litoral do Espírito Santo.
Sete Auditores-Fiscais da Secretaria de Inspeção do Trabalho – SIT e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Espírito Santo – SRTE/ES atuaram in loco nas áreas do navio. Além de inspecionar os pontos atingidos pela explosão, os Auditores-Fiscais entrevistaram os trabalhadores embarcados e registraram imagens que podem ajudar a compreender o acidente.
De acordo com o diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da SIT/MTE, Rinaldo Marinho, apesar dos trabalhos no navio terem sido retomados dois dias após o acidente, a operação de extração de gás continua suspensa. “A operação só será liberada depois de uma nova vistoria da equipe de Auditores-Fiscais”.
Rinaldo Marinho explicou que os Auditores-Fiscais expediram um termo de notificação em que exigem da BW Offshore, dona do navio afretado pela Petrobras para operar na extração de gás natural no litoral do Espírito Santo, a regularização das desconformidades relativas à segurança dos trabalhadores detectadas na ação fiscal.
Entre os itens elencados para retorno da operação na plataforma estão melhorias nos sistemas elétricos em espaços confinados; utilização de vasos e caldeiras para a extração de gás e a criação de medidas preventivas para o controle de vazamentos, derramamentos, incêndios e explosões. A BW Offshore precisa também implantar um novo sistema de combate a incêndio com o devido plano de emergência, rotas de fuga e procedimentos operacionais. A maior parte dessas estruturas só poderão ser implantadas mediante docagem da embarcação.
Com o ajustamento das exigências e os reparos concluídos, segundo Rinaldo Marinho, uma nova vistoria será realizada. “Os trabalhos de busca e recuperação da plataforma podem continuar, desde que preservada a integridade física dos trabalhadores envolvidos nestas atividades”. Explicou ainda que “a análise do acidente pela equipe de Auditores-Fiscais está em curso”.
Veja no site G1 ES um vídeo que mostra o interior do navio, o local onde ocorreu a explosão.