Teve seguimento na tarde desta segunda-feira, 13 de fevereiro, em Brasília, o workshop sobre trabalho parlamentar promovido pelo Sinait. A iniciativa tem o objetivo de preparar Auditores-Fiscais do Trabalho para ações de esclarecimento e convencimento de parlamentares em torno da pauta de interesse da carreira no Congresso Nacional, e ocorreu durante todo o dia – relembre aqui a parte da manhã.
Dezenas de Auditores-Fiscais de todo o Brasil assistiram à palestra do analista político Antônio Augusto de Queiroz, que abordou a conjuntura política e as estratégias de atuação parlamentar em busca de apoio às matérias que impactam servidores públicos, trabalhadores da iniciativa privada e sociedade em geral.
Queiroz falou sobre a Medida Provisória – MP 765/16, que reestrutura a carreira Auditoria-Fiscal do Trabalho, e as propostas de reformas previdenciária e trabalhista, respectivamente Proposta de Emenda à Constituição – PEC 287/16 e Projeto de Lei – PL 6787/16, apresentando os desafios postos ao trabalho parlamentar. Para ele, é fundamental o envolvimento da carreira nos temas. “A política é a solução para os problemas coletivos.” Em seguida, o analista político apresentou uma explicação detalhada das estratégias da abordagem parlamentar.
A vice-presidente do Sinait, Rosa Maria Campos Jorge, alertou os participantes da gravidade do momento, pontuando os retrocessos representados pelas propostas de reformas previdenciária e trabalhista. “Essa reforma da Previdência, da forma como está posta, significa na prática o fim da previdência pública. Já a reforma trabalhista, chamada pelo governo de forma errada de minirreforma, atinge drasticamente o direito do trabalho, trazendo enormes dificuldades para a Inspeção e a Justiça do Trabalho.”
Para ela, é possível fazer os parlamentares perceberem que votar a favor de mudanças tão nocivas à sociedade pode afetar a reeleição deles em 2018, argumento reiterado pelo analista político. “É preciso fazer com que o parlamentar pense se vale a pena arriscar a sua sobrevivência política por este tipo de reforma”, completou Queiroz.
A apresentação do analista pode ser conferida na área restrita do site.
Qualidade
O workshop do Sinait foi bem avaliado pelos participantes. Um deles, o presidente da Delegacia Sindical no Espírito Santo – DS/ES, Leonardo José Decuzzi, pontuou que as palestras aumentam as informações dos Auditores-Fiscais do Trabalho sobre os temas importantes para carreira. “Já tenho boa experiência em trabalho parlamentar, mas a qualidade das palestras, com especialistas, me surpreendeu. A conjugação da parte técnica, dada pela manhã, com a parte mais política, à tarde, foi muito bem pensada.”
A presidente da DS no Rio Grande do Norte – DS/RN, Virna Soraya Damasceno, também destacou a qualidade das informações. “Este tipo de formação, sobre a conjuntura e perspectivas políticas, além da parte específica sobre o trâmite do Congresso, é um diferencial para nós sindicalistas.”