Auditores-Fiscais do Trabalho interditaram nesta quinta-feira, 27 de julho, todos os brinquedos do Parque Mutirama - parque de diversão infantil – por falta de segurança nos brinquedos que colocam em risco a integridade física dos trabalhadores e dos usuários. O parque é localizado na área central da capital Goiânia (GO). A decisão veio um dia após grave acidente que deixou 11 feridos, três em estado grave.
De acordo com o Auditor-Fiscal do Trabalho Rogério Silva Araújo foram identificadas diversas irregularidades nas atrações. “Há clara falta de atendimento a itens da Norma Regulamentadora, em especial a NR 12, que versa sobre a manutenção e avaliações dos equipamentos”.
Ele explica ainda que, além da falta de segurança, “a Agência Municipal de Turismo e Lazer (Agetul) não comprovou a existência de um engenheiro responsável para fazer laudo técnico”.
Com a interdição, a Prefeitura de Goiânia só poderá reabrir o parque quando comprovar que todas as irregularidades apontadas foram sanadas.
Segundo Rogério Silva, os Auditores-Fiscais já haviam identificado irregularidades no Parque Mutirama, mas, como a fiscalização ainda estava em andamento, nenhuma medida foi tomada. “A ótica da fiscalização do Trabalho é com relação ao trabalhador, é diferente de uma vistoria dos Bombeiros ou do Crea/GO”.
Tragédia
Na quarta-feira, dia 26 de julho, 11 pessoas ficaram feridas, sendo três em estado grave, após um brinquedo no Parque Mutirama quebrar e arremessar visitantes no chão. Segundo informações de visitantes a atração chamada “Twister”, que eleva cabines no ar e gira, sofreu uma pane, jogando as pessoas ao chão.
Assista aqui a entrevista com Rogério Araújo.