Exposição de fotos de trabalho escravo começa jornada pela Câmara Municipal de Piracicaba e deve passar por gerências de todo o Estado de São Paulo
Por Andrea Bochi
Edição: Nilza Murari
A exposição “Trabalho Escravo – uma realidade oculta” que faz parte da Campanha da Câmara de Vereadores de Piracicaba em parceria com a Delegacia Sindical do Sinait em São Paulo – DS/SP retrata as condições de trabalhadores flagradas por Auditores-Fiscais do Trabalho durante operações. A mostra permanecerá, inicialmente, na Câmara Municipal de Piracicaba, que forneceu divulgação e apoio institucional ao evento.
A campanha pretende promover a conscientização da sociedade sobre a verdadeira e cruel realidade do trabalho escravo e levar ao conhecimento de todos a relevância das ações dos Auditores-Fiscais do Trabalho no enfrentamento ao problema.
“A violência da realidade retratada nas fotos se impõe aos olhos de quem as vê e diante disso é impossível negar a precariedade das condições a que os trabalhadores estão sujeitos”, destaca o presidente eleito da DS/SP, Rodrigo Iquegami. Segundo ele, a ideia é que a mostra circule por todas as gerências do Estado de São Paulo.
“A mostra é um evento que chama a atenção das mídias regionais”, avalia. Na sua opinião, a exposição também cumpre o papel de dar visibilidade ao trabalho dos Auditores-Fiscais do Trabalho e proporcionará espaços em que os Auditores-Fiscais do Trabalho possam se pronunciar destacando o protagonismo no combate ao trabalho escravo e os ataques que a categoria vem sofrendo. Ele informa ainda que muitas Gerências já manifestaram o interesse de receber a mostra.
Rodrigo Iquegami fala que a organização da mostra só foi possível graças ao apoio da atual Diretoria da DS, em especial da presidente Alice Grant Marzano, e de vários colegas que colocaram o material à disposição.
Veja notícias sobre a mostra fotográfica.