Seminário destacou a importância de resistir para barrar Reforma da Previdência


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
28/11/2017



Por Andrea Bochi


Edição: Nilza Murari


A resistência de todos os servidores públicos e trabalhadores à Reforma da Previdência foi a tônica principal do seminário “Que serviço público queremos?”, realizado nesta segunda-feira, 27 de novembro, no auditório Nereu Ramos da Câmara, pelo Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado - Fonacate.


Enio Verri (PT/PR) foi o primeiro a defender a mobilização nas ruas para barrar a reforma. “Aqui na Câmara nós, dos partidos do campo democrático popular, estamos fazendo o debate e resistindo, mas é preciso que nas ruas os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores públicos estejam mobilizados e façam pressão para que os parlamentares rejeitem essa proposta”, afirmou.


O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, anunciou que a entidade já entrou na Justiça contra a publicidade do governo federal sobre a reforma. Marques informou também que a partir desta terça-feira, 28 de novembro, será lançada uma campanha de TV para “desmentir as falácias do governo e atacar a Reforma da Previdência”. O primeiro vídeo que vai ao ar provoca o telespectador questionando se ele concorda em acabar com a Previdência e não com a corrupção. Se ele concorda em punir os trabalhadores e não os sonegadores, se ele concorda em cortar direitos dos aposentados e não privilégios aos políticos”. Clique aqui e confira.


Os especialistas Maria Lúcia Werneck Vianna (UFRJ), Fernando Matos (UFF), Antônio Lassance (Ipea) e Félix Lopez (Ipea) debateram o tema “O Serviço Público no Brasil, sua evolução recente e desafios à luz das últimas medidas do governo de demissão voluntária, redução de jornada, suspensão do reajuste e aumento da contribuição previdenciária dos servidores”.


Passaram pelo debate os deputados Assis Melo (PCdoB/RS) e Érika Kokay (PT/DF) e deram seu recado contra a Reforma e em defesa do serviço público.


Com pesquisas, números, comparativos e resgates históricos, os palestrantes conseguiram demonstrar claramente a falácia do governo que quer imputar aos servidores públicos a culpa de todos os desmandos na administração pública.


As apresentações estão disponíveis no site do Fonacate em breve.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.