CE - Auditores-Fiscais do Trabalho interditam esteira que causou grave acidente no Porto do Mucuripe


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
04/04/2018



Um trabalhador ficou gravemente ferido em acidente com a esteira durante serviço de manutenção


Por Andrea Bochi


Edição: Nilza Murari


Auditores-Fiscais do Trabalho interditaram, na última segunda-feira, 2 de abril, esteira da operadora portuária Tergran no Porto do Mucuripe, em Fortaleza (CE), durante investigação sobre o acidente ocorrido com trabalhador, que realizava serviço de manutenção na esteira.


A esteira estava em movimento no momento do acidente com o empregado, Francisco do Nascimento, contratado pela empresa 3G Engenharia. De acordo com as investigações, o trabalhador foi enroscado no eixo da esteira, puxado e, logo em seguida, prensado pelo conjunto de tração da correia. Francisco foi operado e até esta terça-feira, 3 de abril, encontrava-se em estado grave, no Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza.


Segundo os Auditores-Fiscais que fiscalizaram a obra, a empresa deixou de comunicar previamente ao Ministério do Trabalho a realização da obra. Também não realizou avaliação prévia das condições no local de trabalho em altura, permitiu o trabalho em altura sem prévia análise de risco e ainda deixou de adotar as medidas necessárias para acompanhar o cumprimento, pelas empresas contratadas, das medidas de proteção estabelecidas na Norma Regulamentadora - NR 35, que dispõe sobre o trabalho em altura.


Foram apontados pelos Auditores-Fiscais risco de queda do trabalhador durante o trabalho, risco de esmagamento pelas roldanas da esteira, entre outros.


Para a suspensão da interdição, a empresa deverá adotar as medidas de segurança exigidas pelos Auditores-Fiscais do Trabalho.


Um dos focos da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho de 2018 – Canpat é a prevenção contra quedas de locais altos, como plataformas elevadas, escadas ou andaimes. O Brasil registra, anualmente, mais de 700 mil acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.