Sinait articula a continuidade da parceria com Universidad Sapienza di Roma


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
16/08/2018



Por Solange Nunes


Edição: Nilza Murari


O presidente do Sinait, Carlos Silva, e a vice-presidente da entidade, Rosa Maria Campos Jorge, reuniram-se com o professor Fábio Petrucci, da Universidad Sapienza di Roma, nesta quinta-feira, 16 de agosto, na sede da entidade, em Brasília (DF). O objetivo foi o de dar continuidade à parceria do Sindicato Nacional com a Instituição romana. Participaram ainda da reunião, pelo Sinait, os dirigentes Ana Palmira Arruda Camargo, Dalva Coatti, Olga Machado, Rosângela Rassy, Vera Jatobá e Rogério Silva. Além deles, Hugo Melo, da Associação Latino-Americana de Juízes – ALJT.


Os dirigentes e o professor conversaram sobre o convênio entre as duas instituições, que teve como primeira atividade um curso de extensão no período de 2 a 13 de julho, em Roma. Eles avaliaram a experiência educacional do convênio e a possibilidade de desenvolver um conteúdo voltado especificamente para a atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho no Brasil e na comunidade Iberoamericana.


De acordo com Carlos Silva, é fundamental que o convênio evolua para um diálogo que trate especificamente das questões pertinentes à Inspeção do Trabalho. “A experiência foi ótima e queremos promover novas propostas neste campo educacional”.


O presidente tratou também sobre o reconhecimento da carga horária e da estrutura de formação pelo Ministério do Trabalho e pela Secretaria de Inspeção do Trabalho. “Achamos fundamental que a Pasta reconheça o curso para fins de progressão e promoção”.


Rosa Jorge declarou que é importante que os Auditores-Fiscais do Trabalho que participaram do curso na Universidad Sapienza “tenham o reconhecimento oficial no Brasil, do curso de extensão”.


O professor Fábio Petrucci declarou que a Universidad Sapienza tem interesse em dar continuidade ao convênio. “Podemos pensar em construir um conteúdo especifico para a Inspeção do Trabalho e fortalecer o intercâmbio de maneira acadêmica”.


CIIT


Na ocasião, Carlos Silva contou um pouco da história da Confederação Iberoamericana de Inspeção do Trabalho – CIIT. Disse que o Sinait é cofundador e acredita na integração de outros países para debater o tema. Ele sugeriu ao professor Fábio Petrucci dialogar sobre a ideia na Itália.


Atualmente sete países compõem a CIIT: Brasil, Espanha, Uruguai, Paraguai, Peru, Portugal e República Dominicana.​

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.