MT: Semana Nacional da Aprendizagem contou com debates e oficinas


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
26/08/2019



Por Sandra Carvalho, da DS/MT


Edição: Dâmares Vaz e Nilza Murari


A Seção de Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso – SRT/MT, a Comissão para Erradicação do Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho – MT e o Ministério Público do Trabalho – MPT realizaram a Semana Nacional da Aprendizagem 2019 do estado, de 19 a 23 de agosto. A abertura da semana foi marcada por audiência pública na sede do Tribunal Regional do Trabalho – TRT/MT.


De acordo com a coordenadora do Projeto Inserção de Aprendizes no Mercado de Trabalho da SRT/MT, a Auditora-Fiscal do Trabalho Luiza Fachin, a Semana Nacional da Aprendizagem é um momento para discussão da Aprendizagem Profissional e esclarecimento de dúvidas. “Busca-se ressaltar a importância do programa na profissionalização dos jovens e estimular as empresas a cumprirem uma obrigação legal”, pontuou.


A programação da semana contou com diversas oficinas ministradas pelo Senac e pelo Senai nos dias 20 e 21 de agosto, no âmbito do Projeto Inserção de Aprendizes no Mercado de Trabalho. As aulas contemplaram jovens de 14 a 18 anos, atendidos pela Unidade Rede Cidadã da Polícia Militar e pelo Conselho Tutelar. “São jovens em estado de vulnerabilidade social que foram orientados e preparados para ingressar no mercado de trabalho de forma legal, por meio da Aprendizagem Profissional”, ressalta Luiza Fachin.


Fábio*, 17 anos, trabalha a noite inteira como chapeiro em uma lanchonete. Cansado, dorme durante o dia para recuperar o sono, o que atrapalha seus estudos. Ele e mais cem jovens com vida semelhante formaram o público das oficinas de iniciação profissional. O grupo também aprendeu técnicas de elaboração de currículo, dicas de comportamento em entrevistas de emprego, e como desenvolver habilidades de autoconhecimento e convívio em grupo.


Luiza Fachin explica que a Aprendizagem é um contrato especial de trabalho ajustado por escrito e por um prazo determinado que pode chegar a dois anos. Nela, o empregado é submetido a uma formação técnico-profissional metódica, com etapas teóricas e práticas, estabelecidas em programa de aprendizagem formatado e sob responsabilidade de entidades especializadas em formação profissional.


“Um jovem aprendiz é alguém que está estudando ou finalizou o Ensino Médio, mas ainda não tem experiência profissional. Ele tem a oportunidade de começar a vida profissional de forma adequada, fazendo uma transição tranquila e saudável do mundo escolar para o mundo do trabalho”, detalhou a Auditora-Fiscal do Trabalho. Por meio da Aprendizagem, acrescentou, o jovem recebe uma profissionalização e, assim, é preparado para que seja absorvido no mercado de trabalho de maneira legal e formal.


Coordenador adjunto da Rede Cidadã, da Polícia Militar de Mato Grosso, o tenente Anderson Przybyszewssky Silva destacou a importância da parceria com a SRT/MT e o Senai para a realização da oficina. “Nós temos aqui jovens que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social que precisam ser inseridos no mercado de trabalho. Essa parceria com a Superintendência e o Senai é de extrema relevância para mostrar que o Estado está buscando meios de tirá-los da informalidade”, afirmou. Ele completou que a Rede Cidadã planeja buscar no comércio local uma parceria para que esses jovens sejam absorvidos por empresas.

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