Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari
O Auditor-Fiscal do Trabalho e fotógrafo Sérgio Carvalho foi selecionado entre os 10 finalistas na categoria Ensaio do Paraty em Foco 2019 – Festival Internacional de Fotografia com o trabalho “Sobre o peso das correntes em teus ombros”. A semana de imersão cultural ocorrerá de 18 a 22 de setembro, na cidade litorânea de Paraty, situada entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Ele também recebeu a menção honrosa pelo livro Barreiro Branco.
O evento é considerado um dos mais importantes da fotografia cultural do país. Conta com a participação de representantes de toda a América Latina e mundial. O Paraty em Foco promove palestras, oficinas, exposições, entre outras ações e iniciativas.
O ensaio de Sérgio Carvalho fará parte da exposição principal da programação cultural do evento. Ele explicou que “Sobre o peso das correntes em teus ombros” participa com dez fotos. O trabalho concorreu com mais de 500 outros ensaios. “É um ensaio curto. Precisamos contar uma história de maneira rápida”, explica o fotógrafo.
Lembrou que o SINAIT foi o primeiro a expor seu trabalho, em uma versão mais completa, com mais fotos e imagens sobre trabalho escravo e infantil. Sérgio considera importante levar a temática para um grande festival dando visibilidade a atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho e ao problema da escravidão contemporânea.
Destacou ainda que o ensaio “Sobre o peso das correntes em teus ombros” procurou retratar a precariedade de vida, a solidão e a desesperança estampadas no olhar de homens em situação de extrema exploração em São Paulo, Piauí, Ceará, Pará e no Paraná. “As fotos são instrumentos de denúncia e transformação social”.
Veja aqui a página sobre o Ensaio de Sérgio Carvalho.
Menção honrosa pelo livro Barreiro Branco
Sérgio Carvalho contou um pouco da história do livro Barreiro Branco – lançado em 2018 -, que recebeu menção honrosa no Paraty em Foco 2019. Segundo ele, envolvido com a ideia de “amarrar o tempo no poste” do poeta Manoel de Barros, visitou a cidade Barreiro Branco, onde passou parte de sua infância.
As imagens captadas, segundo o autor, fazem parte de um olhar revisitado na tentativa de (re)construção e re(significação) do passado e do presente. “As imagens da cidade é uma mistura entre o real e o imaginário, que procuro reter no tempo”.
Confira aqui a página sobre o livro Barreiro Branco.
Saiba mais aqui sobre o evento Paraty em Foco 2019.