Na mídia: Imprensa repercute Nota Pública do SINAIT que denuncia MP 905


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
18/11/2019



Por Lourdes Marinho


Edição: Nilza Murari


Veja a repercussão da Nota Pública do SINAIT sobre a Medida Provisória – MP 905/2019 nos jornais Valor Econômico, Diap e na Revista Proteção. A MP publicada no Diário Oficial da União de 12 de novembro, institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo e altera diversos dispositivos da legislação trabalhista. Na prática, é uma nova reforma trabalhista, aprofundando o que já foi feito pela Lei nº 13.467/2017, há dois anos em vigor.


O Valor disse que a MP recria o  “Carf trabalhista”, derrubado na tramitação da MP da Liberdade Econômica. Em entrevista ao Valor, o presidente do SINAIT, Carlos Silva, disse que o desenho proposto pelo governo cria risco de politização das decisões relacionadas às empresas, dado que o Conselho será composto por indicados pelo secretário-especial de Previdência e Trabalho, cargo hoje ocupado pelo ex-deputado Rogério Marinho, que foi o relator da reforma trabalhista em 2017.


Carlos Silva explicou que hoje há direito a duas instâncias de recursos às decisões do Auditor-Fiscal. Segundo ele, o fato de serem outros Auditores a examinar os autos de infração garante a independência e proteção institucional aos processos, blindando-os de interferências externas. “A MP legaliza a interferência política na Inspeção do Trabalho”.


Para o dirigente do SINAIT, outra medida preocupante de “politização” do trabalho dos fiscais é a que estabelece que o embargo de atividade só pode ocorrer mediante determinação da “autoridade máxima regional”. Segundo ele, hoje há decisão judicial respalda embargos individuais de Auditores-Fiscais do Trabalho que enxergarem grave risco e lembrou que a autoridade máxima regional é o superintendente do trabalho, indicado politicamente.


A coluna Blog do Servidor, no Correio Braziliense, publicou a Nota Pública na íntegra.


Veja algumas publicações.


Valor Econômico


Revista Proteção


Diap


Blog do Servidor


Sindeprestem

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.