Petrobras não cumpre todas as recomendações de segurança e é notificada pela SRTE/RJ


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
26/08/2010



O caso da falta de cumprimento das normas de segurança em plataformas e refinarias da Petrobras continua tendo desdobramentos. Esta semana uma nova inspeção foi feita por Auditores Fiscais do Trabalho acompanhados de sindicalistas do Sindipetro do Norte Fluminense na P-31. Foi constatado que 19 dos 79 itens que deveriam ter sido regularizados ainda não foram atendidos e por isso a empresa foi notificada mais uma vez.

Na tarde desta quinta-feira, 26, está prevista reunião na sede da SRTE/RJ para que a empresa apresente seu plano de reparos na plataforma.

No meio deste turbilhão o Sindipetro-NF informa que ocorreu mais um acidente de trabalho esta semana, em que uma peça solta em escada provocou a queda de um trabalhador. A queda foi de aproximadamente quatro metros de altura.

Veja notas do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense:

24-8-2010 – Sindipetro-NF

Petrobrás é notificada pela SRTE depois da inspeção em P-31

Os diretores do Sindipetro-NF, José Maria Rangel e Vitor Carvalho, participaram hoje, 24, de uma inspeção dos auditores da SRTE na P-31. Segundo os diretores, eles viram um alto grau de corrosão na plataforma, o piso em torno das bombas de serviço gerais está  interditado,  apenas uma bomba está operando, guarda corpo encontra-se em avançado estado de corrosão e diversas linhas de água, óleo e gás com reparos provisórios, tipo bandagens e braçadeiras. ”Os atuadores de válvulas estão bastante corroídos, se um deles emperrar perde-se o controle do fluxo do óleo do tanque”, comenta José Maria.

Dos 79 itens que a Companhia deveria ter cumprido, conforme a última inspeção realizada na plataforma em abril, falta atender 19. Desses, os diretores do NF consideram graves os problemas encontrados nas talhas para movimentação na praça de máquinas e na casa de bombas, que os auditores solicitaram um parecer técnico para a empresa. E também a Válvula Automática de Dilúvio 21, que libera a passagem de água para combate à incêndio na área P3 (onde ficam os separadores de gás e tanque de óleo), que não está vedando no fechamento .

A diretoria do Sindipetro-NF tem criticado sistematicamente a gestão na Bacia de Campos, que reduziu o efetivo próprio e contratado e deveria ter um programa contínuo de manutenção das unidades.

A Petrobrás foi notificada. Numa reunião que será realizada na próxima quinta, 26, às 14 horas, na sede da SRTE no porto do Rio de Janeiro, a Companhia terá que apresentar seu plano e prazos para reparo da unidade. O NF participará dessa reunião.  “Nossa expectativa é que o episódio com a P-33 sirva como um divisor de águas para mudar a realidade na Bacia de Campos” – afirma Zé Maria

25-8-2010 – Sindipetro-NF

Trabalhador sofre acidente na PNA-1

Por volta das 2h30 da madrugada de hoje, o técnico de operações de elétrica, Marcos Antonio da Silva Santos, sofreu um acidente quando foi trocar um TI (Indicador de Temperatura) em PNA-1.

De acordo com relato dos trabalhadores ao Sindipetro-NF, o petroleiro subia numa escada e, numa altura de aproximadamente quatro metros, foi surpreendido por um pedaço de uma placa que se desprendeu, e caiu de costas.

Os trabalhadores informam que, por diversas vezes, já alertaram a empresa sobre os riscos de queda no local. O sindicato vai apurar mais detalhes sobre o acidente e aguarda a emissão da devida CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.