Por Nilza Murari
O SINAIT enviou, no final de agosto, correspondência a Ricardo Marques Figueiredo, Diretor-Presidente da Geap Autogestão em Saúde, fazendo considerações sobre a situação financeira da instituição, a evasão de filiados aos planos e os índices de reajustes dos últimos anos, e, ao mesmo tempo, colocando-se à disposição para colaborar no sentido de procurar soluções para os problemas enfrentados.
De 2005 para 2018 houve uma queda significativa no número de associados – de 742.669 para 455.551 – e continua em queda. Ao contrário, o índice de reajustes das mensalidades se mantém muito acima dos reajustes salariais dos servidores. Ainda que a Geap mantenha valores competitivos neste mercado, muitos servidores não conseguem arcar com os altos custos impostos pelos sucessivos aumentos. A rotatividade de dirigentes não foi capaz de resolver os problemas financeiros da instituição, que congrega um grande número de pessoas acima dos 60 anos.
Levando em conta que muitos Auditores-Fiscais do Trabalho filiados ao Sindicato são usuários dos planos da Geap, o SINAIT propõe um diálogo para melhorar o apoio e cobertura de serviços, além de reivindicar uma maior participação do governo na contrapartida das mensalidades, que é de apenas 30%. Na visão do SINAIT, seria uma medida que atrairia mais filiados e colocaria a instituição na trilha do equilíbrio financeiro. Além disso, muitos Auditores-Fiscais têm ações judiciais que contestam os índices de reajustes aplicados pela Geap, que poderiam ser resolvidas por uma boa negociação.
Na resposta, a direção da Geap apresentou as medidas que estão sendo adotadas para o saneamento das contas, mas não sinalizou a abertura do diálogo solicitada pelo SINAIT. Segundo o assessor-Executivo Aron Ferreira Machado, que assina o documento, a atual gestão já conseguiu levantar a intervenção da Agência Nacional de Saúde pela qual passava, enxugou gastos e suspendeu contratos em que havia indícios de superfaturamento, acionando os responsáveis em busca do ressarcimento de prejuízos.
“Embora a resposta da Geap aponte para uma boa direção, vamos insistir na abertura do diálogo direto, pois procuramos soluções que se ajustem às necessidades dos Auditores-Fiscais do Trabalho. A Geap forte interessa a todos, com mensalidades justas e boa cobertura”, diz o presidente do SINAIT, Carlos Silva.
Veja aqui a correspondência do SINAIT enviada à Geap.
Acesse aqui a resposta da Geap ao SINAIT. E aqui, o cumunicado de suspensão das eleições dos Conselhos da instituição.