Amianto: Giannasi lamenta que o STF tenha adiado julgamento de ações sobre o uso da fibra no Brasil


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
21/09/2020



Por Solange Nunes


Edição: Nilza Murari 


O Blog da Saúde, no Viomundo, publicou no dia 18 de setembro, texto da Auditora-Fiscal do Trabalho e fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto – Abrea, Fernanda Giannasi, sobre o adiamento no Supremo Tribunal Federal – STF do julgamento da decisão de quatro ações sobre o banimento do amianto no Brasil.


As ações referem-se aos apelos — os chamados Embargos de Declaração — apresentados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria – CNTI e Instituto Brasileiro do Crisotila – IBC contra decisão do Supremo de 2017, que baniu o uso do amianto no Brasil. 


De acordo com Fernanda Giannasi, infelizmente, após mais de 20 anos de discussões e troca de ministros, presidentes e posicionamentos, o STF suspendeu a sessão sobre a decisão das ações. 


Leia mais aqui sobre a posição da Auditora-Fiscal do Trabalho que é referência na luta mundial pelo banimento do uso do amianto, que provoca doenças pulmonares e diversos tipos de câncer e vem matando centenas de trabalhadores que têm contato com a fibra mineral ao longo do tempo. 


Leia também:


Amianto – STF proíbe o uso em todo o país 


STF declara inconstitucionalidade de dispositivo federal que disciplina uso do amianto crisotila

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.