Por Nilza Murari
O SINAIT protocolou na manhã desta quinta-feira, 10 de dezembro, a Carta nº 147, em que solicita audiência com o subsecretário de Inspeção do Trabalho Rômulo Machado, para tratar do retorno presencial dos Auditores-Fiscais do Trabalho nas Superintendências Regionais do Trabalho – SRTs, previsto para janeiro de 2021.
A Diretoria Executiva Nacional – DEN vem recebendo mensagens de Auditores-Fiscais do Trabalho, especialmente de Auditores-Fiscais que se enquadram no grupo de risco em relação à pandemia da Covid-19, preocupados com as condições em que o retorno se dará.
A preocupação é justificada, afinal, a pandemia está em um ciclo de alta no número de contaminações e mortes, que poderá se acentuar em consequência das festividades de fim de ano. Por isso, o SINAIT quer saber do subsecretário e sua equipe quais são as providências que serão tomadas para um possível retorno. “Temos que considerar que talvez ainda não seja o momento seguro para o retorno, especialmente para os colegas que estão no grupo de risco. E são muitos”, diz o presidente do SINAIT, Bob Machado.
O SINAIT aguarda resposta à solicitação, que entende ser de alta prioridade no contexto da pandemia no Brasil.