Nota de Solidariedade do SINAIT à Repórter Brasil pelos ataques digitais e tentativa de invasão de sua sede


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
12/01/2021



O SINAIT solidariza-se com a ONG Repórter Brasil, que vem sendo alvo de uma série de ataques digitais nos últimos dias que lograram retirar seu site – reporterbrasil.org.br – do ar por algumas horas. Os criminosos cibernéticos ameaçam continuar a ação criminosa caso reportagens produzidas pela entidade não sejam apagadas. A sede da ONG também sofreu uma tentativa de invasão. De acordo com a Repórter Brasil, esse tipo de assédio vem sendo constante, perpetrado por descontentes que exigem que reportagens sejam retiradas do ar.


São repudiáveis e inaceitáveis tentativas de calar ou constranger a imprensa, que tem sua liberdade como um direito constitucionalmente garantido. Essa liberdade é fundamental para o efetivo desenvolvimento da democracia e exercício da cidadania, sendo o meio pelo qual chegam à sociedade serviços e informações, entre elas denúncias de irregularidades e desmandos que afetam a população.


Por 20 anos, a Repórter Brasil vem realizando uma cobertura consistente de casos de violações de direitos humanos e crimes ambientais, obtendo destaque internacional. Recentemente, por exemplo, publicou investigações jornalísticas aprofundadas sobre a violação de direitos trabalhistas, incluindo a redução de pessoas à condição análoga à de escravos, na cadeia de negócios da pecuária bovina e de grandes empresas da indústria do cacau.


Em casos assim, não se pode aceitar menos que o total comprometimento das autoridades competentes com a investigação e punição dos criminosos, o que também é uma forma de coagir outros ataques. É o que o SINAIT espera, para que a impunidade não prevaleça.


Bob Machado


Presidente do SINAIT

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.