Casa Civil coloca sob consulta pública minuta de decreto que interfere na atuação de Auditores-Fiscais do Trabalho


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
22/01/2021



Texto está sob análise de assessorias jurídica e parlamentar do SINAIT. Contribuições da categoria estão chegando e vão ajudar a decidir os encaminhamentos quanto à matéria


Por Nilza Murari


Em publicação no Diário Oficial da União – DOU de 21 de janeiro, o ministro chefe da Casa Civil, Walter Souza Baga Netto, colocou em consulta pública a minuta de decreto que “regulamenta disposições relativas à legislação trabalhista e institui o Programa Permanente de Consolidação, Simplificação e Desburocratização de Normas Trabalhistas e o Prêmio Nacional Trabalhista”. O prazo para apresentar sugestões ao texto vai até o dia 19 de fevereiro. Veja aqui o Despacho.


O extenso texto traz na “Seção II - Da autuação da inspeção do trabalho”, itens que merecem atenção redobrada do SINAIT e preocupam os Auditores-Fiscais do Trabalho em todo o País por serem mais uma forma de tentar interferir negativamente sobre a atuação da Fiscalização do Trabalho.


O presidente Bob Machado informa que o Sindicato acionou suas assessorias jurídica e parlamentar para analisar detalhadamente o texto e suas implicações sobre a Auditoria-Fiscal do Trabalho. “Entendemos que a questão é muito grave e não é um ato isolado. Estamos recebendo mensagens de colegas em todo o País, por meio dos delegados sindicais do SINAIT, fazendo suas observações e análises, que vão contribuir muito para os encaminhamentos em relação a essa proposta”, afirma.


O Sindicato está também procurando a articulação com outras entidades, provocando para uma atuação conjunta frente aos ataques que se anunciam no texto do decreto, que podem prejudicar muito e até inviabilizar determinadas ações de fiscalização. 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.