Eleita Mesa Diretora do Conselho de Delegados Sindicais para os próximos três anos


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
25/01/2021



Planos de saúde e concurso público para Auditor-Fiscal do Trabalho também estiveram em pauta, em reunião virtual nesta segunda-feira


Por Dâmares Vaz


Edição: Nilza Murari


Foi eleita nesta segunda-feira, 25 de janeiro, a Mesa Diretora do Conselho de Delegados Sindicais – CDS para os próximos três anos. A Chapa 2 – União e Luta foi a escolhida, com 17 votos ou 70,83% do total, tendo como presidente Olga Maria Valle Machado (GO). Ao todo, 24 delegados votaram e não houve abstenção.


Também compõem a Mesa Diretora, eleitos, os delegados Ana Palmira Arruda Camargo (SP, 1ª vice-presidente), Rosemberg Alves dos Santos (AL, 2º vice-presidente), Maria Mazzarello Andrade de Mendonça (SE, 1ª secretária) e Daniel Pereira Ferreira (RJ, 2º secretário).


Chapa 1 – CDS Independente, tendo como candidato a presidente Anastácio Pinto Gonçalves Filho (BA), obteve 7 votos ou 29,17%.


A eleição ocorreu em sistema eletrônico, com voto secreto e auditoria externa.


Conduzindo a reunião de eleição, que foi virtual e eletrônica, o presidente do SINAIT, Bob Machado, falou da necessidade de união entre o CDS e a Diretoria Executiva Nacional – DEN em prol da melhor condução do Sindicato, do fortalecimento da Auditoria-Fiscal do Trabalho e da defesa dos direitos dos trabalhadores. E desejou sucesso à nova Mesa Diretora: “Terá a parceria da DEN, que apoiará todas as causas que forem a favor da Inspeção do Trabalho e dos direitos dos trabalhadores”.


Reeleita para um novo mandato à frente do CDS, Olga Machado agradeceu aos delegados a participação no pleito e pediu união. “Vamos conduzir o CDS com seriedade, ética e responsabilidade, pelos interesses dos Auditores e dos trabalhadores. Aos colegas da chapa concorrente, afirmo que agora somos todos uma chapa só, e temos que trabalhar para resistir a todas as dificuldades que se apresentam. Agradeço à minha chapa também.”


Plano de saúde


Outros assuntos também estiveram em pauta na reunião. A DEN informou aos delegados, por exemplo, detalhes do reajuste dos planos da Geap Autogestão em Saúde. O vice-presidente do Sindicato, Carlos Silva, lembrou que o reajuste nesses planos, relativo ao período de setembro a dezembro de 2020, suspenso em razão da pandemia de Covid-19, será cobrado a partir de fevereiro, somando-se ao aumento de 2021, já fixado em 7,65%. Os valores referentes a essa correção suspensa serão cobrados em 12 parcelas.


Carlos Silva lembrou aos delegados que o SINAIT, com outras entidades de servidores, vem pelo menos há cinco anos contestando os altos reajustes impostos pela entidade de autogestão. Desde 2015, os planos aumentaram mais de 100%. Em 2020, o SINAIT fez várias solicitações à Geap para ter acesso aos cálculos atuariais dos aumentos daquele ano. Também registrou que o Conselho Executivo da entidade de autogestão passa por uma crise que se reflete nas condições que são oferecidas aos usuários.


O vice-presidente adiantou ainda que o SINAIT está preparando ações judiciais para contestar mais esse lote de aumento e pediu o empenho dos delegados junto à base para que informações sobre a prestação de serviços dos planos de saúde nos estados cheguem ao Sindicato.


A realização de concurso público para Auditor-Fiscal do Trabalho também foi discutida e o CDS deliberou por ações da DEN junto às autoridades competentes pela promoção do certame.


Alteração do Regimento Interno


Os delegados aprovaram ainda a inclusão, na pauta da próxima reunião ordinária do CDS, de uma proposta de alteração no Regimento Interno do Conselho. Apresentada pelo delegado da Bahia, Anastácio Pinto Gonçalves Filho, versa sobre o processo de eleição da Mesa Diretora.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.