Um boletim sobre a Chacina, combate ao trabalho escravo no estado e os 130 Anos da Inspeção do Trabalho também foi lançado por ocasião da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
Por Lourdes Marinho
Edição: Nilza Murari
O Canal SinaiTplay disponibiliza o vídeo “Justiça Tardia não é Justiça!”, produzido pela Delegacia Sindical de Minas Gerais – DS/MG, que cobra a punição dos responsáveis pelas mortes dos três Auditores-Fiscais do Trabalho e do motorista do extinto Ministério do Trabalho, vitimados no episódio que ficou conhecido internacionalmente como a Chacina de Unaí, em 28 de janeiro de 2004.
A Delegacia Sindical também publicou um boletim com matérias sobre a atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho no estado referente aos resgates de trabalhadores. A publicação trata também dos 17 anos da Chacina de Unaí e dos 130 Anos da Inspeção do Trabalho.
Minas Gerais foi o estado com mais trabalhadores resgatados em 2020, um total de 351, segundo o Radar da SIT – veja aqui.
O material integra as iniciativas da Delegacia de Minas Gerais, por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de janeiro, em homenagem às vítimas da Chacina. A data também passou a ser o Dia Nacional do Auditor-Fiscal do Trabalho. Siga a DS/MG no Instagram – @dsmgsinait.
Clique aqui para ver o vídeo no canal SinaiTplay .
Veja também o boletim.