Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari
Os diretores do SINAIT Benvindo Soares e Marco Aurélio Gonsalves participaram da reunião virtual do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas - Instituto Mosap, nesta terça-feira, dia 9 de março. Na pauta, a Proposta de Emenda à Constituição – PEC nº 186/2019 ou PEC Emergencial.
A preocupação dos participantes do movimento é a ameaça de congelamento dos salários dos aposentados e pensionistas até 2036. Para reverter a proposta, os integrantes acreditam na pressão parlamentar. Estão atentos ainda ao debate que ocorre nesta terça-feira, durante a sessão plenária para analisar a admissibilidade da matéria, sob a relatoria do deputado federal Daniel Freitas (PSL/SC).
O presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert, pretende enviar uma carta aos parlamentares posicionando a entidade contrariamente à proposta. “A matéria é prejudicial para os ativos e aposentados e não pode ser aprovada”.
De acordo com Benvindo Soares, as categorias precisam reagir firmemente à PEC 186. “É prejudicial aos servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas. Precisamos continuar atuando para dirimir os prejuízos para os servidores e para os trabalhadores brasileiros”.