Rede de entidades que integram o MCCE discute a participação em audiências públicas do GT da Reforma Eleitoral


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
11/03/2021



Por Lourdes Marinho, com informações do MCCE


Edição: Nilza Murari


Representantes da rede de entidades que integram o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE se reuniram nesta quarta-feira, 10 de março, para analisar a conjuntura dos debates sobre as leis eleitorais que têm acontecido no Congresso Nacional. O SINAIT foi representado na reunião pelo diretor Benvindo Coutinho Soares.


Durante o encontro, os diretores do MCCE apresentaram os trabalhos feitos pelo Movimento em relação aos temas que têm sido discutidos pelo Grupo de Trabalho da Reforma Eleitoral, da Câmara dos Deputados.


Também foi informada a participação do MCCE na audiência pública do GT da Reforma Eleitoral, no dia 12 de março. As entidades que integram a rede devem colaborar com as discussões que serão apresentadas durante a audiência. As audiências públicas são momentos importantes de debate entre os participantes do GT, entidades, organizações e a população.


A Lei da Ficha Limpa, alvo de diferentes ataques por parte de parlamentares e partidos, é um dos pontos de maior preocupação do MCCE nas movimentações do Congresso. O temor é com a possível flexibilização da lei e seus reflexos na impunidade.


A situação é agravada pelo momento político atual bem diferente do cenário de 2010, quando a lei foi aprovada. Além disso, as articulações com a sociedade e com os parlamentares se tornaram um desafio diante da pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, as entidades presentes deliberaram pela criação de um subgrupo para priorizar o tratamento do tema.


Diante dos novos desafios, o MCCE também traça estratégias para relembrar aos brasileiros como suas participações foram importantes para a conquista da Lei da Ficha Limpa. E reforçará o uso desses canais de comunicação bem como das entidades que apoiam o Movimento para combater retrocessos.  

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.