Atividade de 24 de março, definido como o Dia Nacional em Defesa do Serviço Público, terá evento on-line
Por Dâmares Vaz
Edição: Nilza Murari
A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público – Servir e o Fórum das Carreiras de Estado – Fonacate reuniram-se nesta segunda-feira, 15 de março, para organizar mobilizações nacionais contra a reforma administrativa – Proposta de Emenda à Constituição – PEC 32/2020 – e em defesa do serviço público. Uma data importante é o dia 24 de março, quando o Fonacate realizará o Dia Nacional em Defesa do Serviço Público, com evento on-line. A Frente Servir Brasil confirmou adesão à mobilização.
O SINAIT compõe os dois grupos, sendo do Conselho Curador da Frente, e foi representado nas reuniões pelo presidente, Bob Machado, que reforçou a importância do trabalho conjunto. “Temos que enfrentar a PEC 32 e a união das entidades será fundamental para barrar essa matéria que tanto prejudica os servidores públicos, em especial os que estão na linha de frente contra a pandemia”, afirmou.
O dirigente também relatou que o Sindicato vem fazendo um alinhamento com a base nos estados, por meio das Delegacias Sindicais, a fim de contatar parlamentares em seus colégios eleitorais. “Ação necessária pela dificuldade de falar com deputados e senadores em Brasília, por conta das restrições impostas pela pandemia”, completou.
O papel fundamental do trabalho nas bases foi ressaltado ainda pelo coordenador da Frente, deputado Prof. Israel (PV-DF). “Mais do que a brilhante atuação do Fonacate na produção de conteúdo técnico que nos permite debater essa reforma, é o momento de ampliar a mobilização dos servidores”, pontuou. Ele detalhou em seguida como parlamentares da Frente irão atuar em seus respectivos estados em conjunto com entidades para mobilizar e ampliar as bases.
Prof. Israel também deu detalhes sobre a tramitação da PEC 32, que já tem relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC da Câmara dos Deputados, o deputado Darci de Matos (PSD-SC). A Frente dará início ao diálogo com o parlamentar.
Além disso, na reunião, foram discutidas ações de comunicação. A conversa contou ainda com os deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG), além das assessorias dos deputados André Figueiredo (PDT-CE), Fábio Trad (PSD-MS), Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Milton Coelho (PSB-PE), e do senador Weverton (PDT-MA).
Fonacate
Na reunião das entidades do Fonacate, foram definidos mais detalhes da programação do evento on-line que irá marcar o dia 24 de março e as ações de comunicação para divulgar o ato, que ocorrerá às 14 horas.
Na ocasião, o Fonacate vai lançar o livro “Rumo ao Estado Necessário: críticas à proposta de governo para a reforma administrativa e alternativas para um Brasil republicano, democrático e desenvolvido”, uma compilação dos Cadernos da Reforma Administrativa, organizada pelo presidente do Fórum, Rudinei Marques, e pelo coordenador da Comissão de Estudos do Fonacate, José Celso Cardoso Júnior.