Por Solange Nunes
Os diretores do SINAIT Benvindo Soares e Marco Aurélio Gonsalves participaram do encontro virtual, nesta sexta-feira, dia 26 de março, dos integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que trataram de ações de comunicação social contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32-2020, reforma administrativa.
Os representantes das entidades debateram produção de vídeos, cards, conteúdo para o site do Fonasefe e a publicação de um boletim semanal. As ações de mídia serão semanais, em plataformas on-line, com o objetivo de esclarecer aos deputados federais, senadores, bases das entidades, órgãos civis e entidades sociais sobre os prejuízos da PEC da reforma administrativa para os serviços, servidores públicos e, consequentemente, para a população brasileira.
As ações de mídia nas plataformas Facebook, Instagram, entre outras, visam o aumento do engajamento das pessoas e servidores com uma linguagem mais informal e popular. Além da elaboração de uma narrativa que objetiva desconstruir as ideias falaciosas que dizem respeito aos privilégios dos servidores públicos.
De acordo com Benvindo Soares, a PEC 32 prejudicará todos. “É preciso entender que o SUS é um serviço público com servidores públicos que estão na linha de frente na luta contra a pandemia. As ações de mídia vão efetivar está narrativa. Os servidores trabalham muito. Não há privilégios. Esta ideia falaciosa precisa acabar”.
Para Marco Aurélio, o país passa por um momento muito difícil com o agravamento da pandemia no Brasil. “Este não é o momento adequado para discussão de qualquer reforma, menos ainda uma que altera a Constituição brasileira. Temos que cuidar do problema da Covid-19”.