SINAIT participa de ato público conjunto contra a reforma administrativa nesta sexta-feira


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
30/04/2021



Vítimas da Covid-19 também foram lembradas pelos manifestantes, que pediram ainda a aceleração da vacinação da população e auxílio-emergencial de R$ 600


Por Dâmares Vaz


Edição: Andrea Bochi


O SINAIT e as Delegacias Sindicais participaram nesta sexta-feira, 30 de abril, dos atos públicos conjuntos, em todo o Brasil, de entidades de classe contra a reforma administrativa, contida na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020. Em Brasília, o diretor do Sindicato Marco Aurélio Gonsalves esteve na manifestação, que consistiu num “faixaço” na Esplanada dos Ministérios.


Os mais de 400 mil brasileiros mortos pela Covid-19 também foram lembrados pelos manifestantes, que pediram ainda a aceleração da vacinação da população e o restabelecimento do auxílio-emergencial de R$ 600. O ato foi organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), de que o SINAIT faz parte.


Os servidores se concentraram no prédio do Ministério da Economia e caminharam empunhando faixas e bandeiras até a frente do Congresso Nacional. Lá, estenderam uma faixa em memória das vítimas da pandemia e prepararam balões pretos que levavam inscrições com as pautas dos manifestantes e seriam soltos no encerramento do ato. No entanto, a Polícia Militar do Distrito Federal não permitiu a soltura.


O SINAIT compõe várias frentes contra a reforma administrativa e aposta na luta conjunta para barrar a proposta que tantos prejuízos traz à sociedade ao precarizar os serviços públicos. Para o conjunto do funcionalismo, são muito danosos vários trechos da PEC, como os que promovem ataques à estabilidade, ao Regime Jurídico Único e aos concursos públicos.


A PEC 32 aguarda análise de admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. O colegiado promove uma série de sete audiências públicas para instruir o relatório, a cargo do deputado Darci de Matos (PSD/SC). Nesta segunda-feira, 3 de maio, o presidente do Sindicato, Bob Machado, será um dos debatedores, na audiência que começará às 14 h.


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.