Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi
O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que o SINAIT integra, reuniu-se nesta terça-feira, dia 1º de junho, e deliberou pela intensificação da ofensiva contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32-2020, que trata da reforma administrativa. Na pauta, ações e atividades contra a matéria, na Câmara dos Deputados, em Brasília e nos estados. O encontro contou com a participação do diretor de Relações Intersindicais do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves.
Para aumentar a pressão contra a PEC 32, as entidades debateram a realização de um ato presencial contra a PEC 32/2020 no mês de junho, na Câmara dos Deputados.
Trataram também da construção de uma plenária nacional dos servidores públicos das três esferas: federal, estadual e municipal, contra a reforma administrativa, além da realização de uma plenária ampliada do Fonasefe, com o objetivo de reunir as categorias de servidores públicos para uma nova atividade nacional de mobilização definida de forma unitária pelas centrais e frentes.
Os representantes das entidades discutiram ainda a realização de uma reunião voltada para os dirigentes sindicais, cujo objetivo seria discutir os impactos da PEC 32/2020, de forma fragmentada.
Na ocasião, os integrantes foram informados que há previsão de instalação, na próxima semana, da Comissão Mista para debater a PEC 32-2020.
De acordo com Marco Aurélio, o SINAIT pretende apoiar ações e atividades, neste mês de junho, contra a Proposta. “Precisamos aumentar a pressão e não podemos permitir que a PEC seja aprovada. Os Auditores-Fiscais do Trabalho e as demais categorias, nas três esferas, serão prejudicados, além da população de maneira geral, que usa os serviços públicos, como, hospitais e INSS, por exemplo”.
Além do SINAIT, participaram da reunião representantes do Andes-SN, CSP-Conlutas, Fenasps, Condsef, Sinasefe, Fenajufe, Fasubra, Sindireceita, ASSIBGE-SN e Sinal.