Frente Servir quer discurso unificado junto à Comissão Especial da PEC 32


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
14/06/2021



Na tarde desta segunda-feira, 14 de junho, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, ou Frente Servir, se reuniu com seus membros e também lideranças de movimentos e entidades para discutir ações que possam ser levadas à Comissão Especial da Câmara dos Deputados que vai analisar a PEC 32/2020. Uma ideia que foi apresentada e apoiada pelos participantes da reunião é a necessidade de unificar o discurso das carreiras típicas de Estado, para que os deputados tenham melhor compreensão dos prejuízos que o texto traz ao serviço público. 


O presidente da Frente deputado Professor Israel Batista falou da importância de o Partido Verde (PV) e o Solidariedade terem entrado na Comissão. “Com isso, teremos alguns parlamentares favoráveis à causa do serviço público, disse. A Frente não pretende apresentar emendas de sua autoria à Comissão Especial. “Vamos aguardar os deputados colocarem suas emendas, depois a gente luta para aprovar as que forem mais importantes para nós, avaliou Israel Batista.


Batista falou ainda que na semana passada, durante entrega de abaixo-assinado contra a PEC ao deputado Arthur Lira, ele e outros presentes tiveram a oportunidade de falar com o presidente da Câmara sobre os efeitos negativos da Reforma Administrativa para os servidores públicos. Com as informações que recebeu Lira solicitou que lhe fosse enviado um levantamento dos pontos da PEC que prejudicam o serviço público, para sua apreciação. De acordo com Israel Batista, Lira está obstinado a aprovar a PEC 32, mas se dispôs a fazer as alterações necessárias para que o texto seja melhorado.


O presidente do SINAIT Bob Machado avaliou a reunião como produtiva no sentido de traçar estratégias de ação que possam vir para evitar prejuízos aos servidores públicos e à sociedade. “Foi uma reunião importante, que mostra que as entidades precisam se manter mobilizadas e buscando alertar os parlamentares sobre os pontos prejudiciais aos servidores e serviços públicos, para obter manifestações contrárias a essa reforma”, observou. O SINAIT faz parte das entidades que integram o conselho curador da Frente.


Para o presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) Pedro Pontual uma maneira de tornar o debate qualificado é fazer o contato com alguns presidenciáveis. Por isso, as entidades vão buscar o apoio deles. Já foi feita uma conversa com o ex-presidente Lula, que declarou que vai defender a derrubada da PEC ​ junto à Comissão Especial. Nos próximos dias será feito contato com Ciro Gomes (PDT) e Eduardo Leite (PSDB), com o mesmo objetivo. 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.