Auditoria Fiscal do Trabalho se une a instituições de apoio a jovens em situação de vulnerabilidade para realizar projeto de aprendizagem na cidade da Serra Gaúcha
Projeto de parceria entre a Fundação de Assistência Social (FAS), Prefeitura de Caxias do Sul e Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, por meio da Gerência Regional do Trabalho, vai atuar na viabilização de vivências práticas a jovens do curso de aprendizagem profissional, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RS). O Senac integra as instituições que criaram o projeto-piloto, que visa dar oportunidade aos jovens de realizarem a aprendizagem profissional em comércio de bens, serviços e turismo.
A Serra Gaúcha tem vocação industrial e por isso, tem um movimento a favor da aprendizagem, que ocorre via Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha, do qual a Gerência Regional do Trabalho faz parte. De acordo com Denise Brambilla González, Auditora-Fiscal do Trabalho, coordenadora de Aprendizagem no Rio Grande do Sul, a história começou em uma feira de aprendizagem na Festa da Uva, tradicional evento de Caxias do Sul, quando equipe da FAS se propôs a indicar os aprendizes que participarão do projeto. “Assim, o Senac, que é a entidade formadora, decidiu fazer um curso específico para este público e a prefeitura de Caxias do Sul cedeu o local para a prática”, disse.
Nesta primeira etapa do projeto serão beneficiados trinta jovens, com idades entre 14 e 24 anos incompletos, sendo cinco jovens de cada um dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) locais, selecionados pela FAS, fundação que proporciona atendimento socioeducativo a jovens dos CRAS, CREAs e Conselhos Tutelares.
A auditora-Fiscal lembra que a aprendizagem não é voltada somente para jovens em situação de vulnerabilidade, porém ajuda muito este grupo específico. “Há algum tempo no Brasil, a aprendizagem era voltada para jovens com boa formação, vindos de boas escolas. Hoje, 34% dos aprendizes no país são vulneráveis. Isso mostra que conseguimos melhorar o acesso”, refletiu.
A aprendizagem profissional cria oportunidades para inserir os jovens no mercado de trabalho de forma protegida e com direitos assegurados, sendo reconhecida como uma forma de prevenção ao trabalho infantil. O curso preparado pelo Senac tem carga horária de 1600 horas-aula, sendo que deste total, 1120 horas são de vivência prática. Para isso, os espaços da prefeitura de Caxias do Sul e da FAS serão usados e cada jovem terá acompanhamento sistemático de monitor para orientação das atividades. Além disso, serão acompanhados, juntamente com suas famílias pelas equipes de referência dos serviços da rede socioassistencial.