*Com informações do Fonacate.
O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) e o Movimento Pessoas à Frente realizaram no dia 30 de julho o seminário virtual Gestão de Desempenho no Setor Público, a fim de debater conceitos sobre o tema e buscar caminhos para a implementação no Brasil.
As discussões também visaram sensibilizar parlamentares – no contexto de tramitação da PEC 32/2020, da Reforma Administrativa – sobre a gestão de desempenho à luz das melhores práticas nacionais e internacionais e sobre a busca por ambientes organizacionais que permitam o desenvolvimento integral de todas as pessoas. A íntegra do seminário pode ser vista aqui.
A abertura foi feita pelo presidente do Fonacate, Rudinei Marques, e pela representante do Movimento Pessoas à Frente, Renata Vilhena.
A programação foi organizada em três painéis. O primeiro, com o tema “Gestão do desempenho: propósitos e desafios”, buscou fazer um alinhamento conceitual e metodológico, dando uma base para aprofundar e qualificar o assunto no cenário nacional.
Nesse painel, as contribuições foram feitas pelo senador Antonio Anastasia (PSD/MG), por Humberto Falcão (FDC/MPAF), Marizaura Camões (Enap) e Juarez Freitas (jurista). A mediação ficou com Weber Sutti.
O segundo painel abordou as “Experiências e boas práticas: o que podemos aprender com casos no Brasil?”, explorando casos de sucesso na implementação de modelos de gestão de desempenho no Brasil.
Os participantes desse painel foram o deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP), Elaine Neiva (UnB), Andréa Coelho (agente Executivo/CVM) e a professora Cristina Kiomi Mori (INSPER/MPAF). A moderação foi realizada por Pedro Pontual, presidente da Anesp.
A pergunta “Gestão do Desempenho: por que focar em Lideranças?” orientou o debate do terceiro painel, que discutiu boas práticas de implementação de modelos de gestão de desempenho de lideranças no Brasil, tendo como exemplo os casos dos estados de Minas Gerais e Sergipe.
Os debatedores foram o deputado federal Tiago Mitraud (Novo/MG), que compõe a Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa, Maria da Penha Barbosa Cruz (diretora do Departamento de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas do Ministério da Economia), Monica Bernardi (FJP) e José Ricardo de Santana (superintendente Executivo da Secretaria de Educação de Sergipe).