RS: Denise Brambilla participa da aula inaugural do curso para primeira turma de jovens quilombolas do país


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
12/08/2021



Por Solange Nunes


Edição: Andrea Bochi


A Auditora-Fiscal do Trabalho Denise Brambilla participará da aula inaugural “Programe Seu Futuro”. O curso é o primeiro voltado para jovens aprendizes quilombolas do país. O encontro será na segunda-feira, 16 de agosto, das 14h às 15h, on-line via plataforma Zoom. O encontro tratará da aprendizagem profissional em programação de sistemas com aplicações financeiras. O evento é uma parceria da Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (SRTb/RS), da Frente Quilombola do RS, do Grupo Zaffari, da Safeweb, da Inconfidência, da Vitória Serviços e Meta, sob a coordenação do Senac-RS.


O curso “Programe Seu Futuro” terá a participação de 20 jovens oriundos de comunidades quilombolas da cidade de Porto Alegre, que irão integrar a primeira turma sobre “Programação de Sistemas com Aplicações Financeiras”, de forma presencial. 


De acordo com Denise Brambilla, coordenadora de Aprendizagem Profissional e de Combate ao Trabalho Infantil na SRTb/RS e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Fepeti/RS), “esses jovens possuem dificuldades para acessar tecnologia nos territórios quilombolas, o que dificulta a educação à distância, ainda mais durante a pandemia. Assim, elaboramos um curso presencial, com protocolo rígido contra a Covid-19”.


A iniciativa começou a ser planejada em fevereiro deste ano, a partir de uma reunião do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap), que contou com a participação do Senac, de lideranças de comunidades quilombolas de Porto Alegre, da Frente Quilombola do Rio Grande do Sul e de diversas empresas. Após o encontro, iniciou-se um mapeamento on-line dos jovens desses territórios, extraindo informações como idade, vocações, escolaridade e localização.


“Foram identificados 72 jovens quilombolas, sendo que a maioria estava sem documentação para serem contratados pelas empresas parceiras. Fizemos um grande movimento para a emissão de documentos”, explica Denise Brambilla.


Comunidades quilombolas


Porto Alegre está entre as capitais brasileiras com maior número de quilombos em contexto urbano, com população aproximada de 2.900 quilombolas, de acordo com o Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente (Nega), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na capital gaúcha, existem sete quilombos urbanos reconhecidos e mais quatro em processo de reconhecimento, totalizando 11 comunidades quilombolas.


A previsão dos organizadores é que uma nova turma seja aberta em breve para inserção dos demais jovens identificados e, em uma nova etapa, o projeto pretende chegar a comunidades quilombolas do meio rural.


“Assumimos esse compromisso de contemplar todos os jovens identificados. A pandemia impactou essas comunidades, cujas famílias sobrevivem em grande parte de trabalhos informais. É uma realização que vai ao encontro da essência da Aprendizagem Profissional, criando parcerias e gerando oportunidades que transformam”, finaliza Denise Brambilla.


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.