Por Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi
Os integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), do qual o SINAIT participa, reuniram-se de forma telepresencial, nesta quarta-feira, 11 de agosto, para tratar da tramitação de projetos como as reformas eleitoral e política no Congresso Nacional. O diretor adjunto de Relações Intersindicais do SINAIT, Benvindo Soares, participou do encontro virtual.
Entre os assuntos tratados estão a atualização da tramitação dos projetos de lei que compõem a reforma eleitoral na Câmara, com destaque para a atuação da Comissão Especial da PEC 135/2019, conhecida como PEC do voto impresso. Nesta terça-feira, 10 de agosto, a proposta foi rejeitada pelo Plenário da Câmara dos Deputados, com 229 votos a favor, 218 votos contrários e uma abstenção.
O Movimento ainda debateu o trabalho desenvolvido pela Comissão Especial da Reforma Política, instituída para estudo e discussão da PEC 125/2011. A proposta institui o voto distrital para deputados federais, estaduais, distritais e vereadores, defende o fim do segundo turno e a criação de federações partidárias, entre outras coisas. A Comissão Especial da Câmara aprovou, nesta segunda-feira, 9 de agosto, a proposta.
A preocupação dos representantes do Movimento, é em relação à pressa com que várias propostas importantes para a sociedade são votadas sem o amplo debate.
De acordo com Benvindo Soares, diretor do SINAIT e do Instituto Mosap, esta é uma preocupação constante do Sindicato Nacional, que questiona a tramitação da reforma administrativa, PEC 32-2020, neste momento pandêmico da Covid-19, entre outros temas tão caros para todos. “O país está sofrendo com a pandemia, o que limita um debate mais amplo. No entanto, vamos continuar atentos a essas e outras propostas visando proteger as iniciativas democráticas”.
Na ocasião, ainda, durante análise dos temas, Benvindo Soares relatou o processo de atualização do site do Mosap. Destacou a realização de uma campanha exclusiva de marketing digital, focada em ações pela internet, com novas tecnologias e um novo jeito para os aposentados se conectarem ao mundo on-line. “A nova proposta de site do Mosap permite o desenvolvimento de uma mobilização virtual e inovadora”. Saiba mais aqui.