Trabalho escravo – Trabalhadores resgatados recebem 181 mil em verbas rescisórias


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
18/08/2021



Auditores-Fiscais do Trabalho resgataram 17 trabalhadores em situação de trabalho análogo ao de escravo no município de Itaitinga, próximo à Fortaleza. Um deles tinha menos de 18 anos de idade.


Em razão do risco grave e iminente constatado pela fiscalização, o trabalho em altura e os equipamentos foram interditados. Ao todo, foram lavrados 37 autos de infração por irregularidades trabalhistas.


Os trabalhadores resgatados contaram que foram aliciados no município de Madalena, no interior do estado do Ceará, para trabalhar na construção de casas. Eles estavam alojados em condições precárias numa velha casa em um sítio. Além disso, todos eram mantidos sem registro em carteira.


A operação, que teve início há duas semanas garantiu o pagamento de cerca de R$ 181 mil em verbas rescisórias pelo tempo de serviço prestado e os trabalhadores ainda terão direito a três parcelas de Seguro-Desemprego Especial do Trabalhador Resgatado.


Segundo um dos trabalhadores, no alojamento conviviam com ratos e muito lixo. Eles não tinham direito de beber água gelada e a comida era feita em fogão a lenha.


De acordo com os Auditores-Fiscais, as instalações eram muito ruins e colocavam em risco a vida e saúde dos trabalhadores. Havia vazamentos por toda a parte. O local era pequeno onde viviam todos amontoados.


"A dificuldade é muito grande. Nós temos família para criar e fomos acostumados a criar nossos filhos trabalhando. Necessidade fala maior do que qualquer outra coisa. Então nós não temos outra opção. Ou vem trabalhar ou passa necessidade. Para não roubar a gente submete um momento ruim como esse", declarou um dos resgatados.


De volta ao município de Madalena, os trabalhadores serão encaminhados aos órgãos de assistência social, para atendimento prioritário. Concluídos os relatórios da fiscalização, o caso será enviado aos ministérios públicos do Trabalho (MPT), Federal (MPF) e Polícia Federal, para as providências cabíveis.


Além Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho do Ceará, participaram Procuradores do MPT e Agentes de Polícia Federal.


Confira algumas matérias veiculadas sobre o resgate:


https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/itaitinga/2021/08/17/17-homens-em-condicoes-analogas-a-escravidao-sao-resgatados-em-itaitinga.html


https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/08/18/cearense-resgatado-de-trabalho-escravo-relata-precariedade-muito-rato-muito-lixo.ghtml


https://globoplay.globo.com/v/9777718/

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.